Magda Mofatto pode ser candidata a prefeita de Aparecida de Goiânia?
09 abril 2023 às 00h00
COMPARTILHAR
A deputada federal Magda Mofatto — de saída do PL — é um fenômeno político e empresarial.
Como empresária, construiu uma rede de hotéis em Caldas Novas com extrema competência e se tornou, possivelmente, a mulher mais rica de Goiás. Workaholic, trabalha sem cessar e, por isso, venceu como empresária. E, como se sabe, é mais fácil visitar Marte do que ser empresário no Brasil.
Como política, apesar de criticada por causa de seu reacionarismo, é atuante e representa bem vários municípios de Goiás. Veja-se o caso de Carlinhos do Mangão, prefeito de Nova Gama. Ele apoia o governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, mas não rompe com a parlamentar de jeito nenhum. E tem sua explicação: a rainha das águas quentes representa seu município com extrema eficiência. Os dois são leais um ao outro. Além disso, a deputada é firme em suas posições ideológicas. E, claro, é pragmática.
Quais as pretensões políticas de Magda Mofatto? Talvez disputar uma vaga no Senado em 2026. Mas e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia?
Há quem especule que Magda Mofatto figura na lista de cinco nomes do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota), o verdadeiro “general” eleitoral de Aparecida. Os nomes são os seguintes, em ordem alfabética: João Campos (Republicanos), Magda Mofatto (de saída do PL), Osvaldo Zilli (sem filiação partidária), Tatá Teixeira (Patriota) e Vilmar Mariano (Patriota). Com o apoio de Mendanha, qualquer um deles passa à condição de favorito; sem o apoio, se tornará um personagem menor da política local.
Quais são as possibilidades reais de Magda Mofatto? É um nome forte. Mas Mendanha teria dificuldade de bancá-la, porque é de outro município, Caldas Novas, e seria apontada como paraquedista. Então, a resposta para a pergunta do título é: “Por enquanto, não”. De qualquer maneira, é um nome a considerar, e tem a simpatia de Mendanha. (E.F.B.)