O ex-deputado estadual Lissauer Vieira pode trocar o PSD do senador Vanderlan Cardoso pelo PL do senador Wilder Morais.

Há, na possível troca de partido, uma questão simbólica. O agronegócio é muito forte em Rio Verde e o partido com o qual mais se identifica é o PL de Valdemar Costa Neto e, sobretudo, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O médico Osvaldo Fonseca Júnior aproximou-se de líderes do PL com o objetivo de disputar a Prefeitura de Rio Verde pelo partido. Entretanto, o PL não lhe foi cedido. No momento, está sob controle de Daniel Cunha, sobrinho do ex-prefeito Paulo Roberto Cunha. O jovem não tem, porém, estatura política para uma guerra eleitoral como será a de 2024, daqui a um ano e um mês.

O mais provável é que o PL seja repassado para Lissauer Vieira, que mantém diálogo aberto com Wilder Morais.

Wellington Carrijo: pré-candidato do MDB a prefeito de Rio Verde | Foto: Divulgação do MDB

Lissauer Vieira deve começar a trabalhar sua pré-candidatura, de maneira mais acentuada, a partir de setembro (entre fevereiro e março de 2024, definirá se disputa ou não). No momento, dialoga com líderes locais e, também, estaduais. Recentemente, manteve uma conversa com o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (União Brasil). Este é o maior general eleitoral do município. Pesquisas mostram que seu capital político-eleitoral é tão alto que transfere mais votos do que Bolsonaro e o presidente Lula da Silva, do PT, juntos.

Ao pedir o apoio de Paulo do Vale, Lissauer Vieira teria recebido uma resposta simpática e verdadeira.  O prefeito não descartou a possibilidade de apoiá-lo, mas sublinhou que a tendência é pelo apoio a um político que participa de sua administração. Trata-se de uma referência clara ao médico Wellington Carrijo, do MDB. A conversa teria sido respeitosa. As portas dos dois estão abertas para novas conversas (por exemplo, se Lissauer Vieira sair do páreo, para apoiar o postulante bancado pelo gestor municipal, pode abrir caminhos para apoio a uma candidatura em 2026).

Osvaldo Fonseca, médico e pré-candidato a prefeito de Rio Verde | Foto: Euler de França Belém

Se Lissauer Vieira for candidato, o médico Osvaldo Júnior poderá ser o seu vice? Muito difícil, considerando que o ex-emedebista tem dito que será candidato a prefeito de qualquer maneira, com ou sem o apoio do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás.

Há a possibilidade de o vice de Lissauer Vieira ser o ex-deputado estadual Chico do KGL. O deputado estadual Karlos Cabral, do PSB, tem dito que pode ser candidato a prefeito. Porém, considerando sua ligação com o ex-presidente da Alego, poderá refluir para apoiá-lo? É possível.

O PT tem dois nomes em Rio Verde: o produtor rural Flávio Faedo e Professor Vavá. Políticos locais dizem que nenhum deles têm condições de derrotar Wellington Carrijo, Lissauer Vieira ou Osvaldo Júnior. Ainda assim, admite que são pessoas respeitáveis, com histórias positivas na cidade. (E.F.B.).

Leia também:

Lissauer Vieira pode ser candidato a prefeito de Rio Verde com o apoio do agronegócio

Lissauer Vieira desiste de concorrer ao Senado e deve se lançar a deputado federal