Santa Helena de Goiás é o município do Sudoeste em que militam politicamente o ex-governador Alcides “Cidinho” Rodrigues e seu filho, João Alberto Vieira Rodrigues (Patriota), o prefeito.

João Alberto não pode ser candidato em 2024, daqui a um ano e seis meses, porque foi reeleito em 2020, com 56,36% dos votos — superando Iris Parreira, do MDB, que conquistou 43,64%.

João Alberto é apontado como o principal general eleitoral do município, portanto o candidato que apoiar para prefeito pode até não ser eleito, mas será competitivo. Há, claro, o problema do desgaste, pois, em 2024, o prefeito completará oito anos de mandato e muitos eleitores poderão considerar que é preciso mudar, talvez para a cidade dar um novo salto qualitativo.

Ney Nogueira: político ligado a Alcides Rodrigues | Foto: Divulgação

Há quem postule que, se depender de Alcides Rodrigues, o candidato do governismo local será Ney Nogueira. Este é o fiel escudeiro tanto do ex-governador quanto da ex-prefeita Raquel Rodrigues.

Porém, o vice-prefeito Agenor Bezerra de Queiroz (Agenor Procópio) está no jogo e é apontado como aquele que será bancado por João Alberto.

De acordo com uma fonte local, João Alberto vai definir seu candidato com base em pesquisa de intenção de voto e pesquisa qualitativa. Vai observar também se o perfil dos postulantes é adequado àquilo que os eleitores querem de um candidato.

A oposição (o MDB) tem dois nomes fortes na cidade: o vereador Rones Ferreira e o dentista Iris Parreira. Um deles vai disputar e são populares na cidade. Vão apostar no discurso da renovação, da alternância de poder.(E.F.B.)