A deputada federal Lêda Borges (PSDB), ao se apresentar como pré-candidata a prefeita de Valparaíso de Goiás, parece que não está agradando o eleitorado do município.

Na disputa eleitoral de 2022, Lêda Borges obteve 18.331 votos (29,66%) em Valparaíso. Trata-se de uma votação expressiva. O segundo colocado, Célio Silveira (MDB), conquistou 9.060 votos (14,66%).

Os eleitores de Valparaíso certamente querem manter Lêda Borges na Câmara dos Deputados para que, com as emendas do Orçamento da União, possa ajudar o município, contribuindo para melhorar a cidade e a vida das pessoas. Se ela for candidata a prefeita, eles podem se sentir “traídos” pela parlamentar.

Porém, confiante nas pesquisas — seus aliados sustentam que aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto —, Lêda Borges pode ser candidata a prefeita.

De acordo com um pesquisador, que faz levantamentos há anos em Valparaíso, a possível liderança de Lêda Borges pode ser “inercial”. Quer dizer, a deputada está, por enquanto, sozinha no páreo. Quando o prefeito Pábio Correia Lopes — Pábio Mossoró (MDB) — definir, com seu grupo, o nome de seu candidato, o que deve ocorrer entre o fim de 2023 e o início de 2024, o equilíbrio tende a ser retomado. “Nós vamos ganhar”, sumariza o gestor municipal. “Mas o nosso foco agora é trabalhar, concluir obras e atender bem a população. Em respeito à sociedade, vamos deixar a disputa eleitoral para 2024. O que os eleitores querem.”

O grupo de Pábio Mossoró tem seis nomes para a disputa: Alceu Gomes (vereador, do PL), José Antônio Ribeiro (secretário de Assistência Social), Marcus Vinicius Mendes Ferreira (secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos), Plácido Cunha (vereador, do Avante), Rudilene Alves de Farias Nobre (secretária da Educação) e Wagner Paixão (empresário, do distrito Céu Azul, o que tem o maior colégio eleitoral).

“Um deles terá o apoio do prefeito, depois de definido pelo grupo. Nós temos um verdadeiro exército de candidatos. Um prefeito que tem seis pré-candidatos mostra que tem força eleitoral. Se eu estivesse mal, o nosso grupo teria tantos pré-candidatos? Claro que não. Como sou bem avaliado, e tenho o que mostrar para a sociedade, em 2024, os políticos sabem que nós temos chances de eleger o próximo prefeito”, afirma Pábio Mossoró.

A deputada estadual Zeli Fritsche, do União Brasil, não foi listada. Mas, se necessário, poderá ser candidata. (E.F.B.)