Entenda por que Delegado Waldir pode disputar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia
06 agosto 2023 às 00h03
COMPARTILHAR
A um ano, um mês e alguns dias das eleições de 2024, o quadro político-eleitoral de Aparecida de Goiás permanece inteiramente aberto. O favorito de hoje, quando não há campanha e os nomes dos postulantes não estão totalmente definidos, pode ser o derrotado de amanhã.
No momento, de acordo com pesquisas de intenção de voto — a maioria circulando nos gabinetes políticos locais e estaduais —, o favorito para prefeito é o deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL.
Professor Alcides pode ser a grande aposta do bolsonarismo. Entretanto, o parlamentar não tem o perfil do bolsonarista clássico — não é agressivo e não tem o hábito de atacar os adversários com estridência. Ao mesmo tempo, não se sabe como reagirá às críticas contundentes que lhe serão feitas durante a campanha.
O principal problema de Professor Alcides é que não se faz uma campanha majoritária sem o apoio de grupos políticos. Em Aparecida, como em quaisquer outras cidades, não se ganha eleição tão-somente com o apoio de grupos externos — precisa-se de apoio de grupos locais. Portanto, o bolsonarismo poderá até fortalecê-lo, mas poderá não ser suficiente para vencer um candidato bem estruturado localmente.
De qualquer maneira, é preciso admitir: Professor Alcides, se realmente disputar, será um candidato forte — e difícil de ser batido.
O prefeito Vilmar Mariano (deve trocar o Patriota pelo MDB), ao contrário do que alguns sugerem, não é nada fraco. Primeiro, porque controla uma máquina poderosa, com recursos fartos. Entre 2023 e 2024, vai inaugurar obras que poderão consolidar sua imagem como “gestor” — no momento, ainda não firmada. A imagem meramente de “político” não ajuda. É preciso acoplá-la à de administrador.
Segundo, vai pesar a favor de Vilmar Mariano a aliança política. Se contar com o apoio de generais eleitorais do porte de Gustavo Mendanha (MDB) — chamado localmente de eleitor gold (porque influencia grandemente os demais eleitores) —, ex-prefeito; Daniel Vilela (MDB), vice-governador, e Ronaldo Caiado (União Brasil), governador, suas chances aumentam. Pode até se tornar imbatível. Porém, paralelamente aos apoios consistentes, precisará aliar a imagem de gestor, de político que faz a vida das pessoas melhorar.
Se, apesar dos apoios de uma frente ampla, a popularidade de Vilmar Mariano não subir, e, pelo contrário, a imagem de Professor Alcides se consolidar como a grande alternativa, o que a base governista fará? Não dá pra saber, no momento.
Há a possibilidade de o Delegado Waldir trocar a presidência do Detran pela disputa da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Por quatro motivos. Primeiro, é um político de estatura estadual, tendo sido deputado federal duas vezes, sempre o mais votado, e disputou mandato de senador em 2022. Segundo, é ligado ao governador Ronaldo Caiado, que poderá apoiá-lo na eleição de 2024. Terceiro, com ele no páreo, a eleição não será decidida no primeiro turno — pró-Professor Alcides, por exemplo. Quarto, não há mais resistência do bolsonarismo ao seu nome. Recentemente, num encontro no Palácio das Esmeraldas, o ex-presidente Jair Bolsonaro o elogiou publicamente.
Então, com Delegado Waldir no páreo, o segundo turno estará garantido. Deste modo, numa disputa entre Professor Alcides contra Vilmar Mariano ou entre Professor Alcides e Delegado Waldir, no segundo turno, se poderá constituir uma frente ampla contra o candidato do PL.
Dificilmente Professor Alcides terá condições de derrotar uma frente gigantesca e entrosada no segundo turno. Ele corre o risco de ir para o segundo turno em primeiro e de terminar a disputa em segundo lugar. Se ancorar seu barco apenas no porto do vereador André Fortaleza poderá terminar o pleito com novo nome: Professor Alcides Fragilidade.
O que estará em jogo em 2024 é muito mais do que 2024. Está na ordem do dia a peleja eleitoral de 2026, quando Daniel Vilela certamente terá como principal adversário o senador Wilder Morais na disputa pelo governo do Estado de Goiás. Se for eleito prefeito, Professor Alcides se tornará um coronel eleitoral para Wilder Morais. Então, antes que seja “promovido”, a base governista vai operar para que não saia da “função” de cabo… eleitoral. (E.F.B.)