Eleitores sugerem que há quatro nomes fortes para a disputa da Prefeitura de Goiânia

Iris Rezende ainda é visto como o postulante hors concours. Mas Maguito, Vanderlan, Zacharias Calil e Adriana aparecem bem

Iris Rezende é visto como político que faz | Foto: Reprodução

Dois políticos examinaram uma pesquisa qualitativa, feita há pouco mais de um mês, e concluem que há quatro políticos que estão sendo mais observados e avaliados pelos eleitores de Goiânia: o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do MDB; o senador Vanderlan Cardoso, do PSD, o deputado federal Zacharias Calil, do DEM, e o ex-governador Maguito Vilela, do MDB. O “recall” de cada um é surpreendente. (Os demais postulantes são menos conhecidos, portanto não foram avaliados negativamente. E há um detalhe extra: os eleitores falam na “necessidade” de renovação na política da capital.)

Vanderlan Cardoso: cacifado na capital | Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Poucos lembram que Maguito Vilela foi governador de Goiás, entre 1995 e 1998 — há 22 anos (ou seja, uma geração). Ele é lembrado como ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Sua avaliação é positiva por causa de sua gestão na cidade vizinha.

Maguito defende conciliação no MDB

Maguito Vilela: recall positivo advém de Aparecida de Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Vanderlan Cardoso, embora tenha sido prefeito de Senador Canedo há vários anos, não é lembrado como senador. É sempre citado como o prefeito que “consertou” e “reinventou” o município do entorno da capital como “uma cidade de fato”. Os eleitores não têm ideia do que está fazendo no Senado.

Zacharias Calil: recall positivo advém de ser médico, e não do fato de ser deputado federal| Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Iris Rezende é avaliado por sua história. Ele é visto como um gestor eficiente, que enfrenta as crises serenamente, sem alarde. É apontado como tocador de obras e um gestor que, se não é muito criativo, faz o que precisa ser feito.

Zacharias Calil é mais lembrado como “o médico que separa siamesas” do que como deputado federal. Não é visto como político, embora seja deputado há mais de um ano. É um político que não tem a imagem de político tradicional, o que é positivo, eleitoralmente.

Adriana Accorsi: mais forte do que o PT em Goiânia | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Por enquanto, os favoritos para a disputa são Iris Rezende e Vanderlan Cardoso. Quando o segundo é retirado do páreo, nenhum outro pré-candidato aparece bem, mas quem salta para o segundo posto, em geral, é Adriana Accorsi, do PT, seguida de Zacharias Calil. Na verdade, além da petista e do democrata, quase todos — Elias Vaz, Francisco Júnior, Major Araújo e Virmondes Cruvinel — sobem um pouco com a “retirada” do senador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.