Edward Madureira, do PT, pode ser o vice de Vanderlan Cardoso, do PSD, em Goiânia?

28 maio 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
No momento, o senador Vanderlan Cardoso está só — solamente só. Mais isolado, impossível.
O governismo não o quer. Porque, tendo recebido o apoio do governador Ronaldo Caiado para a Prefeitura de Goiânia, em 2020, decidiu não apoiá-lo na reeleição em 2022. Não soube retribuir e ficou com uma imagem negativa.
O MDB não o quer, porque atacou duramente Maguito Vilela, quando este estava internado, no final da campanha de 2020.
O bolsonarismo também não aceita compor com Vanderlan Cardoso, pois se considera “traído” pelo senador. O fato do político goiano apoiar o governo do presidente Lula da Silva, do PT, assombrou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Gustavo Gayer, ambos do PL.

Vilmar Rocha, que Vanderlan Cardoso está “destituindo” do comando do PSD, vai apoiá-lo? É provável que sim — porque o ex-deputado federal é partidário —, mas sem grande entusiasmo.
Em Goiânia, portanto, estão todos, ou quase todos, contra o senador do Partido Social Democrático.
Como o PSD pertence à base do presidente Lula da Silva, do PT, há, porém, a possibilidade de uma composição de Vanderlan Cardoso com o PT.
O senador nunca falou explicitamente sobre o assunto. Mas aliados, em conversas reservadas, sugerem que o ex-reitor da UFG Edward Madureira seria um grande vice.
Edward Madureira acrescentaria na aliança por si, pelo PT e pelo presidente Lula da Silva.
A ressalva é que Edward Madureira tem anunciado de que planeja disputar a Prefeitura de Goiânia. E já pôs o seu bloco na rua.