Conheça Bragolândia, o povoado de Goiás que “tem” dois deputados federais
16 abril 2023 às 00h18
COMPARTILHAR
Você conhece Bragolândia? Tu sabe onde fica Bragolândia? Pois é pouca gente sabe, inclusive o redator desta nota, até escrevê-la, também não sabia.
Bragolândia não chega a ser distrito. É um povoado de Rubiataba, cidade goiana que tem um conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Trata-se de Daniel Goulart, ex-deputado estadual.
Na semana passada, o radialista Valdir Barbosa, dono da Rádio Caraíba (ele informa: “Caraíba é uma bela flor do Cerrado”), contou ao Jornal Opção: “O empresário Gilvan Máximo (Republicanos) e o médico Fernando Máximo (União Brasil) foram eleitos deputados federais em 2022. Mas o que eles têm em comum. Primeiro, como o sobrenome indica, são primos. Segundo, ambos moraram em Bragolândia, que, embora pequena, é tratada como ‘Grande’ Bragolândia — tal sua importância política”.
Gilvan Máximo nasceu em Rubiataba, em 1969, mas morou em Bragolândia. Fernando Máximo nasceu numa cidade próxima, Ceres, em 1979, e também morou em Bragolândia.
Portanto, em termos de parlamentares, Bragolândia “atropelou” Rubiataba. É como se, em termos políticos, por causa de Gilvan e Fernando Máximo, Rubiataba fosse povoado de Bragolândia.
Por sinal, Fernando Máximo é uma estrela política em Rondônia, tendo sido o mais votado do pleito de 2022. Gilvan Máximo foi eleito no Distrito Federal. Agora, por causa da política, estão juntos em Brasília — “primando”.
Daniel Goulart é de Bragolândia
O conselheiro Daniel Goulart, um homem de bem e do bem, é de Bragolândia — espécie de central de políticos. (E.F.B.)