A Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste é uma espécie de micropoder — com ampla estrutura e recursos financeiros para ajudar os Estados — Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — e o Distrito Federal. A rigor, a Sudeco é um ministério sem nome de ministério. Por isso é tão cobiçada pelos líderes dos partidos políticos.

Ceser Donizete: ex-presidente do PT | Foto: Jornal Opção

No início, estava praticamente certo que o ex-deputado Luis Cesar Bueno, dada sua experiência, seria o superintendente da Sudeco indicado pelo PT de Goiás.

Porém, o União Brasil teria entrado na área, cobiçando o cargo.

Agora, a Superintendência da Sudeco voltou a ser cotada para o PT goiano. O nome mais forte continua sendo o de Luis Cesar Bueno, no momento ocupando um cargo na Assembleia Legislativa de Goiás.

Mas há dois outros nomes do PT no jogo: Ceser Donizete e Marcos Bittar.

Marcos Bittar Haddad, economista | Foto: Facebook

Ceser Donizete foi presidente do PT e tem experiência com gestão, pois assessorou Antônio Gomide quanto o petista era prefeito de Anápolis. É uma das figuras mais respeitadas do PT goiano, assim como Luis Cesar Bueno.

Consta que, se Luis Cesar Bueno assumir a chefia da Sudeco, Ceser Doziniete irá para o comando do setor jurídico.

O economista Marcos Bittar Haddad (não é parente do ministro Fernando Haddad), doutor pela Unicamp, é professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pesquisador da Universidade Federal de Goiás. Ele é de Anápolis e também é cotado para chefiar a Sudeco.