Durante sete anos, o prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro Tereza, filiado ao PSDB, se apresentava às pessoas como “o Marconi Perillo do Norte de Goiás”. Os dois eram afinados. Tanto que o ex-governador “nomeou” sua aliada Eliane Pinheiro para trabalhar na prefeitura local.

Valmir Pedro é um político espertíssimo. Chegou a pensar em lançar Eliane Pinheiro para prefeita de Uruaçu. Como não deu certo, optou por uma operação cavalo-de-troia. Escolheu uma “pedra”, o empresário Ozires Silva, filiado ao União Brasil, para ser o seu candidato na eleição de 6 de outubro de 2024 — daqui a cinco meses.

Ozires Ribeiro Silva: a pedra que Valmir Pedro “inventou” em Uruaçu | Foto: Divulgação do União Brasil

Calculista, dos mais hábeis, Valmir Pedro — que ainda hoje é orientado por Marconi Perillo, agora com mais discrição — percebeu que, para tentar derrotar Azarias Machadinho, do MDB, precisava “plantar” um candidato supostamente pró-governo.

Ozires Silva é milionário, mas é impopular. Valmir Pedro é rico e popular. Então, o prefeito articulou a candidatura do empresário, filiado ao partido do governador Ronaldo Caiado, e saiu espalhando que seria capaz de eleger um “poste”. O “poste” de que fala é exatamente o dono de uma grande transportadora — que, antes de ser pré-candidato, não tinha simpatia alguma pelo “cheiro” do povo.

Acreditando que era “dono” dos votos dos eleitores de Uruaçu, Valmir Pedro encomendou pesquisas… e correu para o abraço. Entretanto, mesmo nas suas pesquisas, Machadinho — um rico tido como humilde — estaria aparecendo em primeiro lugar. O que gerou um certo mal-estar. Afinal, o prefeito havia garantido a Ozires Silva que, com seu apoio, ele seria eleito com facilidade.

Azarias Machadinho com o governador Ronaldo Caiado | Foto: Reprodução

As pesquisas de intenção de voto, de acordo com políticos da base governista, continuam mostrando Machadinho em primeiro lugar. Por isso a base do prefeito Valmir Pedro — Ozires Ribeiro teria prometido, se eleito, manter a maioria dos atuais secretários — entrou em pânico. Muita gente quer aderir à pré-campanha de Machadinho.

No desespero, Valmir Pedro estaria conversando com seu orientador político, Marconi Perillo, em busca de alternativas. Seu grupo avalia que não dá mais tempo para trocar de candidato. Portanto, Ozires Ribeiro, mesmo fraco, continuará candidato. (E.F.B.)