COMPARTILHAR

*Atualizada às 19h22 de 9/6

O pré-candidato à Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (UB), vai se encontrar com representantes das juventudes de seu partido, o União Brasil, do MDB e do PSD em um evento previsto para esta segunda-feira, 10. O PSD possui pré-candidatura própria ao Paço Municipal, Vanderlan Cardoso. Porém, o presidente da juventude da sigla decidiu entregar o cargo para apoiar Mabel que, agora, estaria de olho nas juventudes de outros quatro partidos – um deles integrante da base do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).

Conforme apurado pela coluna Bastidores, interlocutores de Sandro Mabel ligados à juventude do UB estariam dialogando com os movimentos jovens do Avante, PDT, PSB e PP na tentativa de fechar o apoio desses à candidatura do empresário. No entanto, as tratativas ainda estariam em estágio inicial. “Ainda estamos conversando”, disse, à coluna, uma fonte ligada a Mabel.

Citada pela fonte, a juventude do PDT confirmou ter sido convidada para participar de uma “possível reunião” com juventudes de outros partidos, mas negou que estivesse em conversas com e equipe de Sandro Mabel. [Veja a nota na íntegra ao final]

Em tempo: a juventude de um partido é uma ramificação, um “braço” da legenda, e apesar de não necessariamente ser obrigada a seguir com o candidato do partido, é o que normalmente acontece.

Contudo, caso o apoio das juventudes citadas a Mabel se concretize, pode haver uma cisão entre partido e movimento jovem em alguns deles, como é o caso do PP. A sigla é presidida por Alexandre Baldy em Goiás, que por sua vez, garantiu, em entrevista recente ao Jornal Opção, que a legenda segue na base do prefeito Rogério Cruz. Porém, nada impede que, caso seja da decisão da direção da juventude progressista, o movimento apoie outro pré-candidato.

Foi o caso da juventude do PSD, liderada por Murillo Marques, que, em meados de maio, informou a Vanderlan Cardoso que não iria apoiá-lo no pleito deste ano. Marques é assessor especial de Francisco Jr. na Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego), e decidiu acompanhar a decisão do ex-deputado em apoiar Sandro Mabel (UB). “Estou no PSD desde a fundação, temos a ideologia e um compromisso histórico do partido”, disse, na época, ao Jornal Opção.

Murillo Marques decidiu deixar o cargo de presidente do PSD Jovem, mas como, até o momento, Vanderlan não nomeou um novo dirigente, o rapaz iria representar o movimento no encontro com Mabel amanhã. (T.P.)

Nota da juventude do PDT:

Primeiramente, é preciso destacar que a juventude do PDT caminha lado a lado a diversos movimentos de juventudes partidárias, inclusive com citadas na matéria e sentimos-nos honrados com a menção de nosso nome como uma juventude que dialoga com os demais partidos políticos envolvidos na pré campanha do executivo municipal de Goiânia.

Contudo, informo e afirmo que a JSPDT não está dialogando com a equipe do pré candidato a prefeito Sandro Mabel (UB).

Informo também que após a publicação da matéria, fui contatado e convidado na condição de presidente da JSPDT para uma possível reunião com vários presidentes das juventudes partidárias citadas.

O cenário de pré campanha à prefeitura de Goiânia é turvo e ainda indefinido, assim, a prioridade na JSPDT é alavancar as candidaturas dos nossos jovens pré candidatos a vereadores, tanto na Capital, quanto no interior do estado de Goiás.

Laércio neto, presidente da JSPDT Goiás.”