Ante a força de Aleomar Rezende, Agenor Rezende pode desistir em Mineiros?

22 outubro 2023 às 00h01


COMPARTILHAR
Nascido em Coxim, no Mato Grosso do Sul, o ex-prefeito de Mineiros Agenor Rezende, de 79 anos, pareceu acreditar que bastaria colocar seu nome e que, no dia seguinte, seria o líder nas pesquisas de intenção de voto.
Entretanto, dada a uma gestão eficiente e moderna, o prefeito Aleomar Rezende — sobrinho de Agenor Rezende — surpreendeu e aparece como favorito para a reeleição.
Os eleitores de Mineiros, tudo indica, pretendem continuar investindo — com seus votos — na renovação política do município. Bancar Agenor Rezende — frise-se: um homem de bem — seria investir numa volta ao passado, quer dizer, um retrocesso. Por isso, os eleitores parecem mais interessados em conceder um novo mandato a Aleomar Rezende, que é visto como uma aposta no presente e no futuro.
De acordo com um vereador, Aleomar Rezende tem apreço pelo tio e não gostaria de vê-lo desmoralizado com uma derrota. Iris Rezende encerrou sua carreira política como prefeito de Goiânia, ou seja, como vitorioso. Agenor Rezende, pelo contrário, tende a encerrar a sua história com uma derrota vexatória.
Há quem recomende que Agenor Rezende recue e não dispute a prefeitura. Segundo o vereador, o veterano político entrou no jogo menos por vontade própria e mais por pressões de sua filha, a deputada estadual Rosângela Rezende, do Agir. A parlamentar não tolera o primo Aleomar Rezende… porque ele, eleito, é cioso de sua autoridade no comando da prefeitura. O gestor municipal não é omisso,
“Rosângela Rezende e o marido promovem uma guerra sem quartel contra Aleomar Rezende, que, diplomático, ficou calado por muito tempo, contemporizando e sem criticar as pressões da deputada. Mas ele foi eleito para ser prefeito, por isso não aceita pressões e que outra pessoa, que não foi eleita, governe em seu lugar”, afirma o vereador.
Há quem acredite na possibilidade de uma composição entre Agenor Rezende e Aleomar Rezende, com o segundo sendo apoiado pelo primeiro. Porém, uma fonte ligada ao ex-prefeito contesta: “Agenor será candidato, para ganhar ou perder, e não vai recuar”.
O governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e o vice-governador Daniel Vilela, presidente do MDB, apoiam a reeleição de Aleomar Rezende. Por dois motivos. Primeiro, os dois foram apoiados pelo prefeito na disputa eleitoral de 2022 — quando Agenor Rezende e Rosângela Rezende bancaram a campanha de Gustavo Mendanha, adversário de Ronaldo Caiado, em Mineiros. Segundo, porque avaliam que Aleomar Rezende representa, do ponto vista político e administrativo, um passo adiante em Mineiros. (E.F.B.)