Resultados do marcador: Lava-Jato

Encontramos 6 resultados
Justiça
STF forma maioria para manter prisão do ex-presidente Collor

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (25), maioria de votos para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor.

Até o momento, seis ministros da Corte votaram pela manutenção da decisão individual do ministro. Contudo, apesar da maioria formada, o julgamento não será finalizado hoje.

Mais cedo, o ministro Gilmar Mendes fez um pedido de destaque do julgamento, que ocorre de forma virtual, e a decisão do caso foi transferida para a sessão presencial do plenário. A data para retomada da análise do caso ainda será definida. 

Além de Moraes, os votos foram proferidos por Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

Cristiano Zanin está impedido de participar do julgamento por ter atuado como advogado em processos da Operação Lava Jato antes de chegar ao Supremo.

Na quinta-feira (24), Moraes determinou a prisão do ex-presidente para dar início ao cumprimento da condenação a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos processos da Lava Jato.

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF. Conforme a condenação, o ex-presidente e ex-senador, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões em vantagens indevidas em contratos da empresa. Segundo a denúncia, os crimes ocorreram entre 2010 e 2014.

Ao determinar a prisão, Moraes entendeu que os recursos da defesa de Collor para derrubar a condenação são protelatórios para evitar a condenação. 

Collor ficará preso em um presídio em Maceió, onde mora.

FORAGIDO
Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, é preso pela PF

Renato Duque já havia sido preso em 2015 durante a operação Lava-Jato. Ele estava foragido há um mês

Militares
O que Lula tem falado sobre o comandante do Exército na tragédia do Rio Grande do Sul?

No primeiro domingo de maio, 5, Lula foi com uma comitiva de 13 ministros às cidades atingidas para oferecer auxílio aos prefeitos. O general Tomás Paiva estava no voo, ele é responsável pela operação no Rio Grande do Sul

Gabriela Hardt reassume seu cargo

Por outro lado CNJ manteve afastados dois juízes do Tribunal Regional Federal

Escritório que teve linha grampeada na lava-jato deverá ser indenizado pela União

TRF-3 condenou a União a indenizar em R$ 50 mil o advogado Roberto Teixeira devido interceptação telefônica

Em carta, Léo Pinheiro volta atrás em acusações que fez contra Lula em delação

Segundo o blog da colunista Bela Megale, no O Globo, a carta do empreiteiro foi um dos elementos que fizeram a investigação que acusava o petista de corrupção e tráfico de influência internacional ser arquivada