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Rodovia tem quase 1.800 km de extensão entre Aracajú (SE) até o Campo de Provas Brigadeiro Veloso, em Novo Progresso (PA)

Objetivo é melhorar a condução das águas pluviais e evitar alagamentos na região

Governo pleiteia empréstimo de R$ 150 milhões para conclusão do asfalto do trecho que dá acesso ao importante ponto turístico do Tocantins

"A função do executivo é fazer muito com pouco dinheiro. Esse é meu segredo desde minha primeira administração de Goiânia", disse o prefeito
Recursos somam R$ 780 milhões, que também poderão beneficiar outras obras em Goiânia
[caption id="attachment_186746" align="alignnone" width="620"] Iris Rezende | Foto: Lívia Barbosa | Jornal Opção[/caption]
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), anunciou nesta sexta-feira, 29, que irá asfaltar 31 bairros da Capital em 2020. O projeto também inclui o recapeamento de ruas e avenidas desgastadas pelas chuvas. De acordo com ele, o projeto era da administração anterior com o Banco Andino e acabou indeferido pelas más condições financeiras.
"Tão logo adquirida a competência para receber aval do tesouro nacional, reiniciamos o processo e a Caixa salientou que era detentora da conta da prefeitura e ofereceu o financiamento com juros mais baratos. Formalizamos hoje o contrato", contou.
Os recursos somam um total de R$780 milhões, que o prefeito pretende não desperdiçar. "Não vamos ocupar todo recursos. Achamos que há questões mais urgentes que as que constam no processo original", mas ainda não soube informar em quais outras obras seriam utilizados.
"Estamos iniciando asfalto de 31 bairros que surgiram nos últimos anos em Goiânia. Por que quando deixei a prefeitura pela ultima vez, anunciei que todos os bairros seriam asfaltados. De lá para cá surgiram mais, então estamos iniciando essas obras aí de urgência que vamos atacar. O que não for de urgência, vamos suspender", declarou.
Sobre quando as obras iniciam, Iris afirmou que o projeto já está em licitação e que as obras devem começar em 2020. "Vamos permitir um número considerável de empresas, porque são muitos serviços. São, ao todo, 600km de ruas e avenidas que receberão esse benefício. De forma que a concorrência vai permitir a participação de tantas empresas quanto necessárias. Tudo para ser feito no próximo ano."
Moradia
Ao ser questionado se o recurso poderia ser utilizado em moradia, o prefeito considerou a hipótese. "Vamos estudar. O primeiro item para dar dignidade é a casa própria. Goiânia é a única cidade com mais de 1 milhão de habitantes que não tem favela. Deixo a modéstia de lado para dizer que a minha paixão, desde meu primeiro mandato de prefeito, foi construir casas para os pobres. O Setor Universitário e tantos outros locais eram todos tomados de favelas, fomos construindo vilas por todo lado", recordou o prefeito.
Segundo o Tribunal de Contas do Estado, atualmente há cerca de 400 obras paralisadas no Tocantins, orçadas em quase R$ 4 bilhões

Conjunto de obras pela mobilidade urbana em Goiânia, além do sistema BRT, tem orçamento de R$10 milhões
A Prefeitura de Goiânia anunciou que deve entregar as obras da região Sul da cidade até o próximo dia 30. O empreendimento contou, até agora, com 236 dias de serviço e operários para trabalhar na interligação das redes de drenagem, complementação do pavimento e pintura das paredes da trincheira. O custo estimado de todo o empreendimento é de R$10 milhões.
A prefeitura considera que 90% da obra já foi entregue, a incluir dois viadutos que devem viabilizar melhor o tráfego, a pavimentação do corredor nos dois sentidos da 136 e deve finalizar com a execução dos meios-fios, calçadas e plantio de gramas e palmeiras Jerivá. Além disso, deve ser ligado um sistema de drenagem da Avenida Jamel Cecílio à Avenida 136, com 150 m de extensão e 1,2 m de diâmetro para captar a água do sistema viário para o Córrego Botafogo.
A administração do município informou que o sistema que fixa o tubo no canal abaixo do nível da trincheira por meio de macacos hidráulicos é mais sustentável, pois reduz os impactos ambientais e não atrapalha o trânsito, pois não há interdição da via. A trincheira da Rua 90 e demais obras devem aliviar o trânsito para mais de 100 mil veículos que passam pelo cruzamento, além de trazer agilidade para os 120 mil usuários de transporte público que fazem diariamente a rota entre as regiões Sul e Centro da Capital.
BRT Norte-Sul
Com um orçamento total estimado em R$400 milhões e uma extensão de 21,7 km, o BRT Norte-Sul sairá do terminal Recanto do Bosque, na Região Norte da Capital e cruzará a cidade até o terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia. Duas trincheiras, seis terminais de integração aos ônibus comuns e 30 estações de embarque e desembarque compõem a obra. Os serviços foram iniciados em março de 2015, mas sofreu uma paralisação por conta de desentendimentos entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e órgãos de controle e só pode ser retomada em março de 2018, após Ministério Público e órgãos pertinentes assinarem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Agora, somam 18 meses de trabalho e 54,29% do sistema é considerado pronto, de acordo com dados do mês de outubro. O trecho entre os terminais Isidória e Cruzeiro é de 5 km e ainda aguarda licitação. A previsão de conclusão desta obra é para outubro de 2020. No trecho Norte, a prefeitura informa que estão em execução os últimos trechos da Avenida Oriente com prazo de quinze dias para conclusão. Os próximos passos serão os calçamentos do cruzamento com a Avenida Goiás Norte. No Trecho Sul, estão em finalização os trechos entre a Praça do Cruzeiro e o Terminal Isidória, exceto em frente ao HUGO, onde é feita a terraplanagem da pista lateral e as marginais em direção ao lado Sul. A Estação Isidória já estão com as obras em andamento. Do valor total a ser gasto com o empreendimento, R$ 270 milhões deverão ser provindos do FGTS e R$ 130 milhões da Prefeitura.
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