Objetivo é melhorar a condução das águas pluviais e evitar alagamentos na região

Início das obras de drenagem da Av. Araguaia | Foto: Felipe Cardoso/Jornal Opção

O secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonam Matos, em coletiva concedida na manhã desta terça-feira, 21, explicou como vai funcionar a obra de drenagem na região da Avenida Araguaia. Segundo ele, os trabalhos devem ser divididos em sete etapas e têm previsão de 45 dias para se encerrarem.

O principal objetivo, segundo o titular, é reduzir as chances de alagamento durante o período de chuvas. “Mais uma obra de infraestrutura, porque estamos imensamente preocupados com as questões de alagamento da cidade. São 57 pontos críticos. Estamos aqui, porque temos um ponto crítico no encontro da Avenida Paranaíba com a Avenida Contorno”, disse.

O secretário explicou que o projeto deve lançar a água que sai da Rua 4 pela Avenida Contorno até chegar ao Córrego Botafogo, interligado por uma rede já existente. A drenagem ao longo da Araguaia deve partir da Paranaíba, indo até a Rua 27. “E com dois ramais de 600 mm interligando com essa rede da Araguaia, que já vai interligar com a rede existente. Aqui no início da contorno com a Araguaia nós já temos uma rede que vai fazer interligação”, detalhou.

Demanda

O titular disse também que a rede existente hoje é de 300 mm apenas e não é suficiente para atender toda a demanda. “Porque a cada dia que passa tem chovido mais em pontos localizados, com uma quantidade muito mais intensa e num tempo muito mais curto. Então estamos trabalhando a cidade para não termos problemas de alagamento. Fizemos a limpeza de 85 cursos de água, para que a água da chuva caia nas galerias de águas pluviais sem transformar nossas ruas em condutoras”, acrescentou.

Durante as obras, meia pista deve ser interditada e, à medida em que as obras forem concluídas, a parte mexida será coberta com capa asfáltica. “Além de evitar alagamentos, medida melhora a mobilidade urbana e também beneficia comerciantes e moradores da região”, destacou Dolzonam Matos.

A obra está orçada em R$ 200 mil, com recursos do tesouro municipal. A rede terá um quilômetro de extensão e será construída em tubo de concreto armado, variando entre 400 mm e 1000 mm de diâmetro, em três pontos da região: na Avenida Contorno, na Rua 24 e entre a Avenida Paranaíba e a Rua 27.

As etapas são: 1ª – Avenida Contorno entre Av. Araguaia e Av. Paranaíba; 2ª – Av. Contorno com a Av. Paranaíba; 3ª – Av. Paranaíba até a Rua 4; 4ª – Av. Araguaia atravessando a Av. Paranaíba; 5ª – Av. Araguaia entre a Av. Paranaíba e a Rua 27; 6ª Rua 27, Qd. 64; 7ª – Rua 27, Qd. 56.