Resultados do marcador: Combate à Covid

Encontramos 6 resultados
Goiás receberá nova remessa de vacina contra Covid-19

[caption id="attachment_341138" align="alignnone" width="613"] vacina Covid-19 | Foto: Fiocruz[/caption]

O Governo de Goiás anunciou a chegada de mais 154.800 doses de vacina contra Covid-19 previstas para tarde desta terça-feira (27). Serão 34.600 doses da AstraZeneca/Covaxin, para aplicação da segunda dose, e 120.200 da Coronavac/Butantan, para primeira e segunda doses.

A expectativa é que a carga chegue, nesta terça-feira (27), às 14h10, no Aeroporto de Goiânia. O anúncio foi feito pelo Governador Ronaldo Caiado em uma rede social.

As doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio para contagem. Em seguida, será feito o preparo para que os imunizantes sejam redistribuídos aos municípios goianos.

Dois novos lotes de vacina contra Covid-19 são esperados na próxima quarta-feira (28). A primeira carga será de 159.120 doses da AstraZeneca, e a segunda, de 72.540 imunizantes da Pfizer.

Com isso, o estado deve receber 386.460 doses em dois dias.

Até o momento, o estado aplicou 2.885.371 de primeiras doses e 1.062.847 pessoas já tiveram a imunização completa com duas doses ou dose única.

Segunda dose da Pfizer começará a ser aplicada em Goiânia na próxima terça-feira, 27

Pessoas que têm a segunda dose marcada para os dias 28 e 29 de julho já poderão procurar os postos de vacinação para a tomada do reforço do imunizante

Variante Delta: Goiás não irá diminuir intervalo entre as doses da AstraZeneca

Em nota, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) explica que segue as orientações do Ministério da Saúde; prazo atual é de 12 semanas, mas alguns estados reduziram com a intenção de ampliar proteção contra variante Delta

Caiado anuncia que 10% das doses que chegam hoje serão destinadas a grupos prioritários, inclusive jornalistas

"É justo, porque a comunicação é a nossa aliada no combate a fake news", disse o governador em seu Twitter.

Vacinação evitou a morte de mais de 40 mil idosos, diz pesquisa da Ufpel e Harvard

Segundo dados coletados entre 3 de janeiro e 27 de maio de 2021, óbitos por coronavírus em pessoas com mais de 80 anos caíram de 28% para 12%, e de 28% para 16% a partir dos 70 anos

Ministério da Saúde deve alterar Plano Nacional de Imunização

A expectativa é de que haja mudança na definição dos grupos que devem ser vacinados contra Covid-19

Vacinação contra a Covid-19 | Foto: divulgação

 

Está prevista para esta quinta-feira, 27, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é formada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde (MS). A expectativa está na mudança na fila de vacinação contra a Covid-19, para garantir avanço na imunização da população brasileira.

Segundo informou o Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Goiás (Cosems Goiás), por meio de sua assessoria, a pauta da reunião deve chegar ainda na tarde desta quarta-feira, 26, mas a situação do Plano Nacional de Imunização (PNI) e a mudança na fila de vacinação devem ser discutidas. A reunião serà às 14h e terá transmissão pela internet via DataSUS.

Essa reunião envolve o alto escalão da Saúde e o que for pactuado tem validade para todo território nacional. No caso de mudanças, a SES-GO e Cosems Goiás acatam e com isso a Secretaria de Saúde elabora uma nota técnica com devidas orientações.

Vacinação é decisiva para evitar agravamento da pandemia

As projeções feitas por cientistas do Brasil e dos Estados Unidos, acerca da situação brasileira da pandemia mostram que evitar a terceira onda vai depender muito da vacinação, que já se mostra efetiva na redução de mortes e internações. "Temos que vacinar 1,5 milhão de pessoas ao dia, idealmente 2 milhões. E ter cautela na flexibilização das medidas de isolamento”, explica a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutora pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, Ethel Maciel.

O PNI possui 28 grupos prioritários. Em Goiânia, atualmente, são vacinados os idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. Em algumas cidades do Estado, como Anápolis e Aparecida de Goiânia, o cronograma está mais avançado e pessoas em situação de rua, privação de liberdade e outros grupos de trabalhadores já estão sendo vacinados. 

Entre o grupo que deverá ser imunizado nos próximos dias, estão previstos os trabalhadores de transporte coletivo, metroviário e ferroviário; trabalhadores do transporte aéreo e aquaviário; caminhoneiros; trabalhadores portuários; industriais; limpeza e urbana e manejo de resíduos sólidos