Resultados do marcador: Exposição
“A mostra Ichi-go ichi-e - um momento, um encontro” é um diálogo entre a arte contemporânea e as artes tradicionais dos samurais japoneses
Mostra apresenta representações de Juscelino e Sarah Kubitschek e um segmento dedicado às artes, reunindo obras de seis artistas em diálogo com Brasília e com o ideário modernista
Serão apresentados 107 trabalhos, entre pinturas em tela, desenhos, aquarelas sobre papel, pintura em tecido, além de cerâmica e modelagem
O Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e o Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (ICEBE) anuncia uma exposição dedicada à trajetória multifacetada e ao legado da escritora, gestora cultural e ativista Maria Abadia Silva. Intitulada "MARIA ABADIA SILVA: Vida e Obra", a mostra é um reconhecimento à expressiva contribuição da personalidade goiana para a cultura, educação e sociedade do estado e do país. A abertura da exposição está marcada para esta sexta-feira, 14, às 9h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), em Goiânia.
O evento é uma oportunidade para o público conhecer de perto os diferentes campos de atuação de Maria Abadia Silva, desde sua influência na formulação de políticas públicas até sua notável carreira literária. Maria Abadia é uma das figuras mais proeminentes de Goiás, com uma atuação que perpassa a literatura, o direito, a gestão pública e o ativismo social. Sua biografia é marcada pela dedicação à cultura e à educação, com passagens por importantes cargos de liderança.
Do seu invejável currículo, destacam-se:
- Formação Acadêmica e Especializações:
- Mestre em Letras, Crítica Literária (PUC-GO, 2018/19).
- Bacharel em Direito (Universidade Federal Fluminense, RJ).
- Especializações em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina (Cátedra Unesco, ITUC, PE), Pintura Espontânea, Psicologia Junguiana (IJEP-DF), Formação Holística e Transdisciplinar (Unipaz/DF), Arteterapia junguiana (IJEP-DF), e Constelações Sistêmicas (IBS, GO).
- Experiência Profissional e Gestão:
- Mais de trinta anos em gestão e organização de projetos educacionais, culturais e sociais.
- Secretária de Estado da Cultura de Goiás (Governo Henrique Santillo) e Secretária da Cultura de Goiânia (Governo Darci Accorsi).
- Superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Goiás.
- Criação e implantação de políticas públicas, como o Programa Salário Escola (Governo Marconi Perillo) e programas de inclusão social na Secretaria de Educação de Goiás (Programa Bolsa Escola, em 1050 escolas).
- Diretora do Polo de Cinema de Brasília (2001/2002) e Assessora da Presidência do BRB.
- Trabalhou na Câmara dos Deputados de Brasília, em Comissões como Direitos Humanos, Educação e Cultura, entre outras.
- Presidente da Aliança Francesa de Goiás (dois mandatos) e Coordenadora da Unipaz em Goiânia, além de facilitadora do Programa Nacional da Avipaz.
- Atual Presidente da Associação Protetora do Bosque dos Buritis (desde 2016).
- Foi Presidente da Comissão de Cultura da OAB-GO (2016/2017) e membro do Conselho Federal da OAB/DF na Comissão de Direitos Humanos (1996/97).
- Reconhecimento e Publicações:
- Membro da Academia Goiana de Letras (cadeira n.30), do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da União Brasileira de Escritores (UBE-Go) e da Internacional EcoAcademia de Letras, Ciências e Artes.
- Escritora premiada com diversas obras, destacando-se:
- “Espaços” (Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, 1980).
- “Cabeça Cauda” (Prêmio Bolsa José Décio Filho, 1986, e Prêmio Nacional Fundação Banco do Brasil, 1987).
- “Desamario” (2007, 2ª ed. 2019).
- “Frei Confaloni, o Renascimento em Goiás” (em parceria com Narcisa Cordeiro, 2021).
- “A arte poética de Confaloni” (Ed. Viseu, 2023).
- “Lembranças vivas de Dr Expedito M. Ribeiro” (Ed. Contato, 2024).
Convite à Comunidade
A exposição "MARIA ABADIA SILVA: Vida e Obra" é um tributo merecido a uma das mais ativas e influentes personalidades da cena cultural goiana. É um convite à comunidade para mergulhar em uma vida dedicada à arte, à educação e ao serviço público.
Evento: Exposição "Maria Abadia Silva: Vida e Obra"
Data: sexta-feira, 14
Horário: 9h
Local: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) - Rua 82, 455 - Setor Sul
Leia mais: Natureza podada: manutenção da arborização urbana ou poda excessiva das árvores?
Com entrada franca, a mostra coletiva permanece aberta ao público até 31 de março
Exposição será realizada no dia 18, na Época Galeria de Arte, e será aberta ao público
Cassimiro se tornou a primeira reitora do Brasil quando assumiu direção da UFG em 1982
Exposição sobre a vida do ex-governador de Goiás, Otávio Lage de Siqueira, ficará aberta até outubro de 2025
A Vila Cultural Cora Coralina inaugura nesta quarta-feira, 20, às 19h, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas”, durante o Dia Nacional da Consciência Negra. A mostra, aberta ao público, reúne mais de 400 peças da Coleção África. O acervo inclui máscaras, estatuetas e objetos de uso ritualístico e cotidiano da arte tradicional africana.
Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a exposição ficará em cartaz até 6 de abril de 2025. O evento é um dos primeiros do gênero em Goiânia. A visitação será gratuita e poderá ser realizada todos os dias, das 9h às 17h. O espaço está localizado na Rua 3, Setor Central, e permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.
Segundo a titular da pasta da Cultura, Yara Nunes, a escolha da data da exposição foi simbólica. “É um dia de reflexão, celebração e reconhecimento das contribuições inestimáveis dos povos africanos à nossa cultura e identidade. Abrir essa exposição neste dia nos conecta profundamente às nossas raízes e nos lembra da beleza, diversidade e riqueza da arte africana”, aponta.
No mesmo sentido, o coordenador da Vila Cultural, curador Gilmar Camilo, destacou os desafio de montar a exposição e os cuidados necessários. “Pelo volume de obras e significativa contribuição cultural que essa exposição representa para Goiás e o público visitante. Além de ser profundamente instigante”, ressalta.
A curadoria foi assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia (coordenador da exposição). Além contar com a participação do coletivo cultural Bëi na montagem da mostra, junto aos servidores do local. Camilo também está na supervisão do evento.
Leia também:
Cavalcante recebe festival gastronômico focado na culinária tradicional
TRE-GO e AGL firmam acordo para promover cultura e literatura goiana
Evento gratuito faz parte da exposição ‘Eu Não Vou Passar Em Branco’, do artista visual Kboco
A feira será realizada no Paranoá, no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF)
Evento será realizado na Vila Cultural Cora Coralina de 11 de julho a 8 de setembro de 2024, das 9h às 17h, de segunda a domingo
Maior feira de negócios em arte do Centro-Oeste ocorre do dia 15 a 19 de maio, em Goiânia
Mostra Goiânia Celeiro de Artes: Acervo de Zilca Rodrigues de Lima (1970-1990) será realizada na 588 Art Show até 11 de junho.
Mostra busca explorar a paisagem vibrante de Goiás, refletindo sua conexão com o céu observado abaixo da Linha do Equador
