Exposição revive história da arte com obras de 32 goianos
11 abril 2024 às 10h25
COMPARTILHAR
O acervo da goiana Zilca Rodrigues de Lima, composto por obras de 32 artistas goianos, é uma verdadeira joia inédita. A vida da marchande e colecionadora também é parte integrante da exposição, revelando uma história de amor pela cultura. A mostra Goiânia Celeiro de Artes: Acervo de Zilca Rodrigues de Lima (1970-1990) será realizada na 588 Art Show, galeria e antiquário, de sexta-feira, 12, até 11 de junho. Apresentando 75 peças nunca antes expostas ao público, a exposição conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura de Goiânia e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Além disso, uma parte itinerante da exposição estará disponível na Central de Decorados da Consciente, de 13 de abril a 13 de maio. A 588 ArtShow fica na Rua C-167, Qd. 588, Lt. 11, Jardim América / Setor Nova Suíça, com entrada franca de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Na Central de Decorados da Consciente, o horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e nos fins de semana das 8h às 17h.
Zilca Rodrigues de Lima, aos 84 anos, é uma colecionadora com vasta experiência nas artes, tendo trabalhado com galerias de arte e artistas plásticos renomados nacional e internacionalmente em Goiânia. Seu acervo, preservado por cerca de 35 anos, é uma oportunidade imperdível para os apreciadores da arte goiana, proporcionando uma exposição única e inédita. A mostra também prevê a catalogação de todo o acervo exposto, contribuindo para a preservação da memória e identificação dos artistas referenciais da época. Este evento marca o início de uma série de mostras itinerantes de um acervo singular, sob o olhar particular de uma mulher à frente de seu tempo.
Obras da Exposição
Zilca Rodrigues de Lima
Zilca Rodrigues de Lima nasceu no século passado, nos idos de 1939, na zona rural de Serranópolis-GO. Mudou-se para Goiânia para realizar seus sonhos. Seu primeiro objetivo foi alcançado em 1975, quando, após muitos passos pela Universidade Católica de Goiás, concluiu sua formação em Direito.
Seguindo outros caminhos, trabalhou no Ministério da Educação e Cultura, onde aprendeu e colaborou em diversos projetos até se aposentar. Foi no serviço público que se envolveu com ações voltadas para escolas quanto e a cultura em geral. Descobriu, nessa trajetória, o gosto pelas artes visuais, que se casava com seu amor pela ancestralidade e pelas memórias construídas.
“Minhas conquistas resultaram de trabalho duro e suado. A comerciante de arte nem sempre é notada, mas tem um papel fundamental enquanto promotora das artes e dos artistas locais. Assim, vivi como uma mulher simples, a uma comerciante de arte, quase sempre, invisível perante a ‘alta sociedade’. Apesar disso, desenvolvi meu papel ao semear a arte para a minha família, amigos e colegas, e essa é a minha maior felicidade”, diz Zilca.
A Galeria
O espaço de eventos de arte 588 Art Show, galeria e antiquário, funciona desde 2016 com inúmeras exposições abertas a todos os públicos, com acessibilidade para pessoas com deficiência e com limitação de mobilidade, com estruturas como rampas de acesso e banheiro adaptado.
O projeto visa à pesquisa da memórias e trajetória da marchande, dos artistas e suas respectivas obras; à realização de inventário, higienização, seleção e documentação por profissionais da museologia e das artes; à catalogação do acervo em gráfica; a instalações artísticas e ações museais diversas.