Goiânia terá banco de dados de animais perdidos e disponíveis para adoção
03 julho 2026 às 14h20

COMPARTILHAR
Goiânia terá uma plataforma para ajudar tutores a encontrar animais de estimação perdidos e incentivar a adoção responsável. A iniciativa foi oficializada com a sanção da lei que cria o Programa Municipal de Animais de Estimação Perdidos ou Aptos para Adoção, publicada nesta quarta-feira, 2. A ferramenta reunirá fotografias e informações de animais desaparecidos, resgatados ou disponíveis para adoção e ainda depende de regulamentação para entrar em funcionamento.
O projeto é de autoria do vereador Tião Peixoto (PSDB), em parceria com a ex-vereadora Sabrina Garcez. Após aprovação pela Câmara Municipal, a proposta foi sancionada pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Segundo a lei, a plataforma concentrará informações sobre animais perdidos, abandonados ou resgatados por órgãos públicos, clínicas veterinárias, canis e organizações da sociedade civil que atuam na causa animal. As instituições participantes deverão encaminhar os dados por meio eletrônico em até 24 horas após o resgate do animal ou o registro do desaparecimento.
As publicações deverão conter informações como raça, porte, cor da pelagem, peso, características que facilitem a identificação e fotografias do animal.
Em entrevista ao Jornal Opção, Tião Peixoto afirmou que a plataforma não será restrita aos órgãos públicos e às entidades de proteção animal. Segundo ele, qualquer cidadão poderá cadastrar animais perdidos ou disponíveis para adoção.
“Todo mundo vai poder divulgar”, afirmou o vereador.
Segundo o parlamentar, a expectativa é que a gestão da plataforma fique sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, embora a definição ainda dependa da regulamentação da lei pelo Executivo.
Tião Peixoto explicou ainda que a proposta foi inspirada em uma iniciativa desenvolvida no estado de São Paulo. O texto, segundo ele, foi elaborado pela assessoria jurídica do gabinete com base em um projeto semelhante já aprovado em um município paulista.
Sobre os custos para implantação da plataforma, o vereador disse que os valores ainda não foram definidos e deverão ser conhecidos durante a fase de regulamentação.
A criação do programa ocorre em um momento de aumento do abandono de animais na capital. Levantamento da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) aponta que os casos cresceram cerca de 60% desde a pandemia, ampliando a demanda por vagas em abrigos e dificultando o acolhimento dos animais resgatados.
A expectativa é que a nova ferramenta facilite tanto o reencontro de animais perdidos com seus tutores quanto a adoção daqueles que aguardam por um novo lar.
Leia mais: Entenda por que Zoológico de Goiânia vai gastar R$ 35 mil para preservar tigre-de-bengala



