Tendência de violência abrange o Brasil

semana.qxd

Legislação penal, crescimento econômico e populacional e tráfico de drogas fazem Goiás ocupar o 4° lugar, no ranking de mortes violentas do país

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Mapa da Violência 2014, divulgado na quarta-feira, 2, revela que o Brasil chegou a sua maior taxa de homicídios desde 2002, com 112.709 pessoas mortas violentamente. Os números são referentes aos casos registrados em 2012 e, minuciosamente, apresentam o quantitativo de casos de morte violenta ocorrido em todos os Estados.

Goiás, que há uma década tinha um índice considerado regular e até baixo, passou de 13,4% assassinatos, para cada 100 mil habitantes em 1998, para 44, 3% no ano referente. Com isso, passou a ocupar o quarto lugar no ranking de cidades mais violentas do país. A Secretaria de Segu­ran­ça Pública de Goiás (SSPGO), em nota, considera alguns fatores nacionais e locais, tais como a brandura da legislação penal, o crescimento econômico e populacional goiano, com a constatação que a capital é a segunda unidade da federação a receber mais imigrantes, na última década. A profunda desigualdade social também é sublinhada.

Segundo as autoridades policiais, os homicídios têm relação com o tráfico de drogas. No mês de junho, houve o maior número de assassinatos na capital. Ainda sem dados oficiais da SSP estima-se a perda de 80 pessoas por mortes violentas apenas no mês de junho. Em âmbito nacional, somente a Região Sudoeste não apresentou aumento de violência.

Luciana Genro à Presidência

O PSol pediu ao Tribunal Su­pe­rior Eleitoral (TSE), na quarta-feira, 2, o registro de candidatura à Pre­sidência da República da ex-deputada federal Luciana Genro (RS). Como candidato à vice-presidência, pelo partido, está Jor­ge Leonardo Paz. Luciana Genro foi aprovada como candidata do PSol, na convenção do partido, no dia 22 de junho. Na ocasião, ela anunciou que uma das plataformas da campanha será a tentativa de resposta às demandas das manifestações de junho do ano passado e disse que rediscutirá os tributos no país, promovendo “uma ver­dadeira revolução tributária”. Jorge Paz afirmou que a campanha do PSol tem grande responsabilidade e que o momento é propício para dialogar com diversos setores. “A conjuntura mundial e a de nosso país apresentam um espaço muito grande para conquistar corações e mentes”, afirmou na convenção. O primeiro turno da eleição presidencial será no dia 5 de outubro.

Comurg garante melhoras

O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando José, em entrevista ao Jornal Opção Online, garantiu que até agosto, cerca de 90 caminhões compactadores estarão nas ruas prestando o serviço de coleta de lixo orgânico (o lixo comum). Atualmente, 48 caminhos prestam o serviço. “Vamos melhorar o serviço aumentando o número de veículos”, afirmou. O presidente reiterou que não há problemas constantes de coleta, entretanto, não descarta dificuldades operacionais. Ele disse, por exemplo, que se um caminhão quebrar e não houver um veículo de reserva no momento, haverá um atraso: “Mas isso não acontece em toda região. Como tivemos, recentemente, a crise do lixo, as pessoas estão temerosas”. A Prefeitura de Goiânia adquiriu 23 caminhões, oriundos de um convênio com o Estado que começarão a rodar ainda esse mês.

Iris Rezende apresenta plano de governo

Saudosamente, o candidato ao governo de Goiás pelo PMDB, Iris Rezende, apresentou seu plano de governo em cerca de duas horas de discurso na terça-feira, 1°. Lem­brou-se de quando foi governador pela primeira vez, da ditadura militar e também criticou o atual governo: “Tem gente que apresenta plano mirabolante, e eu fico pensando: ‘Será que vai conseguir levar para frente?”. Com base nos planos de governo das últimas eleições do partido, o projeto apresentado tem quatro pontos, resumidamente: desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental; desenvolvimento institucional e reforma do Estado; desenvolvimento da infraestrutura de Goiás e desenvolvimento social; e qualidade de vida da população. A campanha é chamada Amor por Goiás. “Temos que dar, ao próprio Estado, condições financeiras para desenvolver políticas nas áreas prioritárias, como Educação, Saúde e Se­gu­rança Pública”, disse Iris. Des­cen­tralização, transparência, participação, inovação, cooperação, sustentabilidade e integralização são os “princípios da administração” também apresentados.

Ação civil contra SMSs piratas

Integrantes da ONG Associação Nacional para Defesa da Cidadania, Meio Ambiente e Democracia (Amarbrasil) entraram com uma ação civil na Justiça Federal para coibir os riscos à democracia, os ataques à privacidade dos cidadãos, ocasionados pelo envio de SMSs piratas. A entidade identificou 85 empresas que prestam serviços de envios de publicidade, por meio de mensagens de celular, e as contatou para averiguar suas legalidades. Dentre elas, 42 retornaram o contato, sendo que em 31 há indícios de que ajam irregularmente. As empresas estariam, também, cometendo fraudes, sonegando impostos e encargos sociais, e contrariando direitos trabalhistas, além de fugirem à responsabilidade civil e às normas e regulamentos da Anatel. A maior preocupação da ONG está com o período eleitoral, visto que muitos candidatos poderiam utilizar desse artifício em suas campanhas, para cooptar possíveis eleitores.

Sarkozy é interrogado

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy depôs na terça-feira, 1°, na Polícia de Nanterre, localidade próxima a Paris. Sarkozy foi, ineditamente, posto em custódia para um interrogatório sobre suposto tráfico de influências e violação de sigilo da investigação. O chamado “Caso das Escutas” é para saber se o político conservador recebeu financiamento ilegal para sua campanha presidencial, pela multimilionária herdeira do grupo de cosméticos L’Oréal, Liliane Bettencourt, e do então líder líbio, Muamar Khadafi, em 2007. As investigações foram abertas em abril de 2013. Um dia antes, seu advogado, Thierry Herzog, e dois altos magistrados do Tribunal de Cassação (Tribunal Superior), Gilbert Azibert e Patrick Sassoust, também foram interrogados.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.