Tendência de violência abrange o Brasil
05 julho 2014 às 12h58
COMPARTILHAR
Legislação penal, crescimento econômico e populacional e tráfico de drogas fazem Goiás ocupar o 4° lugar, no ranking de mortes violentas do país
O Mapa da Violência 2014, divulgado na quarta-feira, 2, revela que o Brasil chegou a sua maior taxa de homicídios desde 2002, com 112.709 pessoas mortas violentamente. Os números são referentes aos casos registrados em 2012 e, minuciosamente, apresentam o quantitativo de casos de morte violenta ocorrido em todos os Estados.
Goiás, que há uma década tinha um índice considerado regular e até baixo, passou de 13,4% assassinatos, para cada 100 mil habitantes em 1998, para 44, 3% no ano referente. Com isso, passou a ocupar o quarto lugar no ranking de cidades mais violentas do país. A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), em nota, considera alguns fatores nacionais e locais, tais como a brandura da legislação penal, o crescimento econômico e populacional goiano, com a constatação que a capital é a segunda unidade da federação a receber mais imigrantes, na última década. A profunda desigualdade social também é sublinhada.
Segundo as autoridades policiais, os homicídios têm relação com o tráfico de drogas. No mês de junho, houve o maior número de assassinatos na capital. Ainda sem dados oficiais da SSP estima-se a perda de 80 pessoas por mortes violentas apenas no mês de junho. Em âmbito nacional, somente a Região Sudoeste não apresentou aumento de violência.
Luciana Genro à Presidência
O PSol pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na quarta-feira, 2, o registro de candidatura à Presidência da República da ex-deputada federal Luciana Genro (RS). Como candidato à vice-presidência, pelo partido, está Jorge Leonardo Paz. Luciana Genro foi aprovada como candidata do PSol, na convenção do partido, no dia 22 de junho. Na ocasião, ela anunciou que uma das plataformas da campanha será a tentativa de resposta às demandas das manifestações de junho do ano passado e disse que rediscutirá os tributos no país, promovendo “uma verdadeira revolução tributária”. Jorge Paz afirmou que a campanha do PSol tem grande responsabilidade e que o momento é propício para dialogar com diversos setores. “A conjuntura mundial e a de nosso país apresentam um espaço muito grande para conquistar corações e mentes”, afirmou na convenção. O primeiro turno da eleição presidencial será no dia 5 de outubro.
Comurg garante melhoras
O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Ormando José, em entrevista ao Jornal Opção Online, garantiu que até agosto, cerca de 90 caminhões compactadores estarão nas ruas prestando o serviço de coleta de lixo orgânico (o lixo comum). Atualmente, 48 caminhos prestam o serviço. “Vamos melhorar o serviço aumentando o número de veículos”, afirmou. O presidente reiterou que não há problemas constantes de coleta, entretanto, não descarta dificuldades operacionais. Ele disse, por exemplo, que se um caminhão quebrar e não houver um veículo de reserva no momento, haverá um atraso: “Mas isso não acontece em toda região. Como tivemos, recentemente, a crise do lixo, as pessoas estão temerosas”. A Prefeitura de Goiânia adquiriu 23 caminhões, oriundos de um convênio com o Estado que começarão a rodar ainda esse mês.
Iris Rezende apresenta plano de governo
Saudosamente, o candidato ao governo de Goiás pelo PMDB, Iris Rezende, apresentou seu plano de governo em cerca de duas horas de discurso na terça-feira, 1°. Lembrou-se de quando foi governador pela primeira vez, da ditadura militar e também criticou o atual governo: “Tem gente que apresenta plano mirabolante, e eu fico pensando: ‘Será que vai conseguir levar para frente?”. Com base nos planos de governo das últimas eleições do partido, o projeto apresentado tem quatro pontos, resumidamente: desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental; desenvolvimento institucional e reforma do Estado; desenvolvimento da infraestrutura de Goiás e desenvolvimento social; e qualidade de vida da população. A campanha é chamada Amor por Goiás. “Temos que dar, ao próprio Estado, condições financeiras para desenvolver políticas nas áreas prioritárias, como Educação, Saúde e Segurança Pública”, disse Iris. Descentralização, transparência, participação, inovação, cooperação, sustentabilidade e integralização são os “princípios da administração” também apresentados.
Ação civil contra SMSs piratas
Integrantes da ONG Associação Nacional para Defesa da Cidadania, Meio Ambiente e Democracia (Amarbrasil) entraram com uma ação civil na Justiça Federal para coibir os riscos à democracia, os ataques à privacidade dos cidadãos, ocasionados pelo envio de SMSs piratas. A entidade identificou 85 empresas que prestam serviços de envios de publicidade, por meio de mensagens de celular, e as contatou para averiguar suas legalidades. Dentre elas, 42 retornaram o contato, sendo que em 31 há indícios de que ajam irregularmente. As empresas estariam, também, cometendo fraudes, sonegando impostos e encargos sociais, e contrariando direitos trabalhistas, além de fugirem à responsabilidade civil e às normas e regulamentos da Anatel. A maior preocupação da ONG está com o período eleitoral, visto que muitos candidatos poderiam utilizar desse artifício em suas campanhas, para cooptar possíveis eleitores.
Sarkozy é interrogado
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy depôs na terça-feira, 1°, na Polícia de Nanterre, localidade próxima a Paris. Sarkozy foi, ineditamente, posto em custódia para um interrogatório sobre suposto tráfico de influências e violação de sigilo da investigação. O chamado “Caso das Escutas” é para saber se o político conservador recebeu financiamento ilegal para sua campanha presidencial, pela multimilionária herdeira do grupo de cosméticos L’Oréal, Liliane Bettencourt, e do então líder líbio, Muamar Khadafi, em 2007. As investigações foram abertas em abril de 2013. Um dia antes, seu advogado, Thierry Herzog, e dois altos magistrados do Tribunal de Cassação (Tribunal Superior), Gilbert Azibert e Patrick Sassoust, também foram interrogados.