Ao analisar suas experiências em 2023, muitos brasileiros reconheceram a necessidade de aprimorar suas habilidades de comunicação. Segundo uma recente pesquisa da Preply, a falta de escuta atenta, impaciência e evitação de conflitos foram identificados como desafios comuns na comunicação do último ano.

Para o ano que se inicia, as metas dos brasileiros incluem aprimorar a capacidade de ouvir com mais interesse, lidar melhor com conflitos e expressar emoções de maneira direta. A pesquisa abrangeu participantes de todas as regiões do Brasil, permitindo uma compreensão abrangente das interações passadas e das metas para 2024.

As palavras-chave que resumem a comunicação em 2023, conforme as respostas, são respeito, empatia e assertividade. Mais de 61% dos entrevistados destacaram ter sido respeitosos e empáticos em suas expressões, enquanto 36,8% se avaliaram positivamente ao expressar opiniões com precisão. No entanto, cerca de 25% enfrentaram desafios ao expressar sentimentos e praticar paciência na comunicação.

A pesquisa também abordou o uso da língua portuguesa em 2023. Cerca de quatro em cada dez participantes notaram um enriquecimento significativo em seus vocabulários, destacando o surgimento de novas palavras no cotidiano. Além disso, habilidades como escrita, leitura e comunicação formal foram destacadas por 29,4% dos entrevistados.

Apesar dos avanços, 25% dos participantes enfrentaram dificuldades, incluindo a compreensão de gírias contemporâneas (20,6%) e a informalidade excessiva na comunicação (18,2%). A pesquisa reflete não apenas as conquistas individuais, mas também os desafios coletivos dos brasileiros em sua jornada de aprimoramento da comunicação e domínio da língua portuguesa.

Como de costume nos começos de ano, muita gente tem aproveitado a chegada do mês de janeiro para traçar o conjunto de metas para 2024 — e as resoluções envolvendo a comunicação, em 2024, farão parte das listas de boa parte dos brasileiros.

Embora os desejos tenham variado em diferentes regiões e momentos de vida, a meta que mais uniu os entrevistados foi, em poucas palavras, a busca por mais objetividade. Afinal, para 65,6% das pessoas consultadas, a prioridade nos próximos doze meses será ter mais clareza e assertividade ao comunicar ideias, habilidade imprescindível dentro e fora de casa.

Provando que uma comunicação eficiente requer bons ouvintes, 5 em cada 10 respostas também mencionaram o desejo de desenvolver melhor a arte de saber ouvir, ao lado de metas como expressar emoções de forma mais clara (38,6%) e lidar bem com embates e conflitos (35,4%).

Por fim, para se tornar um comunicador de mão cheia independente da modalidade, uma faceta comunicativa específica também foi adicionada à lista de objetivos anuais mais recentes da população: a atenção à comunicação digital (21%), algo que, sobretudo em tempos de TikTok e ChatGPT, costuma ser o ponto fraco dos menos antenados. Você tem se comunicado como gostaria nos ambientes online?

“Fazer resoluções de ano novo é o momento ideal para refletir sobre suas falhas de comunicação e priorizar o trabalho nessa habilidade para que você possa melhorar as interações diárias, promover o entendimento mútuo e abrir a porta para avanços na carreira”, explica Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply. “Em nossas vidas pessoais, a comunicação clara facilita laços mais fortes e promove relacionamentos livres de mal-entendidos. Profissionalmente, ela melhora o trabalho em equipe, a tomada de decisões e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que aumenta as perspectivas profissionais”.

Entre 13 e 14 de novembro, foram entrevistados 500 brasileiros de todas as regiões do país no intuito de compreender suas metas de comunicação para o ano de 2024. Para tal, os respondentes responderam a diferentes questões envolvendo suas interações ao longo de 2023, bem como resoluções para os próximos doze meses. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

Leia também: