Os banhistas e moradores da praia da Torreira, no litoral oeste de Portugal, foram surpreendidos na manhã do último domingo, 29, por um fenômeno climático raro e impressionante. No horizonte, formou-se um nevoeiro denso que parecia uma onda gigante, gerando temor de um possível tsunami entre os frequentadores da região.

Segundo Maria Clara Sassaki, especialista em meteorologia da TempoOK ao portal Terra, o fenômeno visual pode facilmente ser confundido com uma “nuvem rolo”, mas na verdade tratava-se de um acúmulo de nuvens stratus junto ao mar.

“A nuvem rolo surge quando há um contraste de temperatura suficiente para provocar correntes de vento circulares, condensando a umidade no formato de rolo”, explicou.

Já as nuvens stratus, como as observadas na Torreira, formam-se devido à diferença de temperatura entre o oceano e a costa ou pelo excesso de umidade no ar. “A perda de calor e o contraste térmico entre áreas quentes e frias favorecem esse tipo de formação”, acrescentou Sassaki.

O episódio ocorreu em um período em que Portugal vem registrando recordes de temperatura em várias cidades por conta da intensa onda de calor que atinge o sul da Europa. O contraste térmico entre o Atlântico e o continente favoreceu o surgimento desse nevoeiro costeiro.

Leia também: