O vice-prefeito de Palmeiras de Goiás, Constantino Jayme (Tanti), saiu do PSDB e se filiou ao PL para concorrer a prefeitura nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada em reunião, nesta quarta-feira, 13, com o senador Wilder Morais (PL) e deputada federal Marussa Boldrin (MDB), que vão apoiar a candidatura. Jayme, primo do ex-governador de Goiás Marconi Perillo, foi vereador por 7 mandatos.

Constantino Pires Abadia Jayme ocupa a função de vice-prefeito desde 2021. Anteriormente, estava em seu último mandato como vereador, entre 2017 e 2020. O senador Wilder Morais, presidente estadual do partido, abriu caminho para conversas com a comitiva de Palmeiras e a candidatura será oficialmente lançada na última semana de setembro, com uma “grande festa” na casa de Tanti.

Também estavam presentes na reunião o ex-deputado federal Zé Mário, os vereadores Diego Lopes e Murillo Rodrigues, o advogado Antunes Cabral e o assessor da deputada Marussa Boldrin e do ex-deputado Zé Mário, ex-vereador por Palmeiras, Wesley Rodrigues.

Constantino Tanti, de 60 anos, é graduado em enfermagem e declara patrimônio de R$ 139.703,00 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Bastidores

Tanti é primo primeiro do ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, que também é natural da cidade de Palmeiras. Durante a campanha em 2022, o prefeito Vando Vitor (PSDB), que já está em seu segundo mandato, anunciou apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), inimigo político do ex-governador tucano.

Eleito em 2016 e reeleito em 2020, Vando Vitor não poderá disputar novamente em 2024. Seu vice-prefeito, o “Tanti”, é o nome de maior destaque para concorrer como representante do atual grupo político à frente do Executivo. Além de vereador por 7 mandatos, também presidiu a Câmara Municipal por duas vezes.