Vereadores de Goiânia aprovam limite de tempo de espera para usuários do transporte coletivo
03 julho 2018 às 13h11
COMPARTILHAR
Ônibus poderão demorar no máximo 20 minutos em dias normais, 30 minutos nos finais de semana e até 40 minutos e dias de chuva forte e alagamentos
Os vereadores de Goiânia aprovaram, nesta terça-feira (3/7), em segunda e última votação, o projeto de lei que estabelece o tempo máximo de espera pelo usuários nos pontos de ônibus do transporte coletivo da capital.
Autor da proposta, o vereador Alysson Lima (PRB) diz que trabalhar para que o prefeito Iris Rezende (MDB) não vete a matéria.”Trata-se, na verdade, de um serviço ruim e ineficiente, com passagens caras. Faltam ônibus para atender a demanda nos terminais e pontos de ônibus, ocasionando longas filas para o embarque, veículos lotados nos horários de picos e precariedade do serviço”, declarou.
De acordo com o texto, as concessionárias do transporte coletivo da capital ficam obrigadas a disponibilizar ônibus suficientes aos usuários. Nesse sentido, o projeto estabelece tempo máximo e mínimo para efeito da lei, ou seja, o tempo de espera será de 20 minutos em dias normais; 30 minutos nos finas de semana e feriados e de até 40 minutos em dias de tempo com chuvas fortes e alagamentos.
O cumprimento dos horários, pelo projeto, será feita pelo Serviço de Informação Metropolitano (SIM) e pelo Sistem “Olho no ônibus”, oferecido pela Rede Municipal do Transporte Coletivo.
As empresas terão 90 dias, após a publicação da Lei no Diário Oficial do Município, para o cumprimento das citadas disposições.