Vendas de Natal tiveram crescimento de 10% em relação a 2020, diz ALSHOP

Associação de lojistas de shopping traz um panorama geral de como está o ano de 2021 para o setor de shoppings

Após o período de compras natalinas, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP) fez um levantamento para avaliar esse período em comparação com 2020. O resultado que eles chegaram foi de que o Natal de 2021 registrou um aumento real nas vendas de 10% em relação ao ano passado, mas ainda está distante de alcançar o patamar de 2019.

Segundo a ALSHOP, cerca de 123,7 milhões de consumidores foram às compras nesta época natalina, o que é um reflexo direto dos avanços da vacinação contra a COVID-19. Assim, os consumidores voltam aos centros de compra ainda com menor poder de consumo e o panorama é positivo.

Fatores econômicos, reflexos da pandemia, como  a alta do dólar, inflação, desemprego elevado e a falta de confiança do consumidor, a falta de matéria-prima e ainda a questão logística, pois ainda faltam muitos produtos no mercado em vários segmentos, influenciaram nesse aumento tímido das compras de Natal.

Os presentes mais procurados foram, lembrancinhas (77%), roupas (61%), brinquedos (37%), seguido de perfumes, cosméticos e calçados (36%) e acessórios (24%). “Ainda com desafios, essa retomada representa um alento para os lojistas que ficaram meses sem esperança de dias melhores, e hoje, tudo resulta no crescimento de vendas presenciais nas lojas”, afirma, Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.