Veja como era e como ficou o PSL de Goiás com a chegada de Bolsonaro

Pré-candidato do partido a presidente, deputado federal mexeu com as estruturas da legenda no Estado

PSL perdeu importantes políticos goianos, mas Bolsonaro segue na liderança das intenções de voto em Goiás | Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados

O ano de 2018 começou agitado na política brasileira. Logo no dia 5 de janeiro, o deputado federal e pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro anunciou que se filiaria ao PSL, após romper acordo estabelecido anteriormente com o Patriota.

Durante a janela partidária, fechada na sexta-feira (6/4), o parlamentar carioca se juntou em definitivo à sigla, que se tornou o oitavo partido ao longo da trajetória política de Bolsonaro, sem contar o Patriota: PDC (1988 a 1993); PPR (1993 a 1995); PPB (1995 a 2003); PTB (2003 a 2005); PFL (2005); PP (2005 a 2016); PSC (2016 a 2018); PSL (2018).

A chegada de Bolsonaro à legenda comandada pelo pernambucano Luciano Bivar desagradou alguns integrantes do partido, em especial o movimento de renovação liberal Livres, liderado por Sérgio Bivar, filho de Luciano.

Coordenadora do Livres em Goiás, Desirée Peñalba afirmou que a então ala liberal do PSL se sentiu traída, uma vez que Bolsonaro, para eles, não é liberal. Com a filiação do presidenciável, os integrantes do movimento resolveram aderir a diferentes partidos. O preferido foi o Novo, que também se apresenta como liberal. Mas, em Goiás, Desirée tomou um rumo diferente.

O PSL goiano contava com dois deputados estaduais e um vereador em Goiânia. Lucas Calil, Santana Gomes e Lucas Kitão também ficaram descontentes com o caminho escolhido pela executiva nacional do partido.

Confira abaixo como ficou a situação de alguns ex-quadros do PSL e, posteriormente, como se encontra a sigla em Goiás:

Benitez Calil: o ex-presidente do PSL goiano foi para o PSD e, atualmente, é titular da Secretaria Extraordinária da Juventude. Segundo ele, não ficaram rusgas com o antigo partido.

Lucas Calil: o deputado estadual, filho de Benitez, também se juntou aos quadros do PSD e será candidato à reeleição.

Santana Gomes: com a volta de Lucas Calil para a Assembleia Legislativa (Alego) — o jovem político estava na pasta que hoje é comandada por seu pai —, Santana perdeu sua cadeira no Legislativo goiano. Filiou-se ou PDT e tentará retornar à Alego.

Lucas Kitão: o vereador mais novo de Goiânia não pôde trocar de partido durante a última janela partidária e, por isso, continua no PSL. De acordo com ele, os aliados de Bolsonaro em Goiás ainda não o procuraram. Mas Kitão é do mesmo grupo político de Calil e deve ir ao PSD no momento oportuno.

Desirée Penãlba: a coordenadora estadual do Livres se filiou ao DEM e é pré-candidata a deputada estadual. Não foi ao Novo porque o partido não vai lançar candidato à Assembleia Legislativa.

Como ficou

Lucas Calil, Benitez Calil, Desirée Peñalba e Santana Gomes deixaram o PSL; Lucas Kitão também deve deixar no futuro, enquanto Delegado Waldir, ex-PR, assumiu o comando estadual da sigla |Foto: Montagem

Enquanto alguns saíram, o deputado federal Delegado Waldir Soares, que estava no PR, chegou ao PSL. Ele considera ser a “voz de Bolsonaro em Goiás” e já assumiu o comando estadual da legenda.

Questionado sobre a desfiliação de importantes quadros, o parlamentar minimizou: “Eles têm um outro perfil ideológico. Defendem outros valores”.

Para ele, o presidenciável “não precisa de estrutura de campanha”, pois tem ganhado um “exército de pessoas que vêm de forma independente”. “Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de voto com o apoio de grupos autônomos e uma grande penetração entre os jovens, nas igrejas e no eleitorado conservador”, argumentou.

Delegado Waldir diz que o PSL deve lançar aproximadamente 70 candidatos a deputado estadual e outros 10 a federal, sendo a primeira chapa de maneira “pura” e a segunda na coligação com o DEM, em apoio ao senador Ronaldo Caiado, pré-candidato do partido ao governo e quem o deputado federal garante que vai estar no mesmo palanque de Bolsonaro em Goiás.

Conforme informou Delegado Waldir ao Jornal Opção, há ainda a possibilidade de o PSL ter postulante ao Senado. “Bolsonaro pediu para que eu seja candidato ao Senado, mas está muito cedo. Ainda não conversei sobre isso com Caiado porque é uma diretriz própria do PSL.”

25
Deixe um comentário

13 Comment threads
12 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
MAURO

Acho que o PSL nacional precisa ter pelo menos o PR (de Magno Malta) na aliança, o resto pode ir ficar com o PSDB eles se merecem. Acho que Bolsonaro irá fazer um Senador por cada Estado. Estou esperançoso. Bolsonaro 2018, pela família brasileira.

Gabriel

Deus te ouça.

Torres

Bolsonaro e Jose Helton

valdemar correia junior

Precisamos de ter maioria na camara e senado e todos candidos do psl em apoio a bolsonaro

Aldrin

Concordo plenamente. Em respeito também aos contribuintes que pagam altas cargas de impostos e vêem seus impostos indo para o ralo da corrupção e do toma lá dá cá

José

Libelarismo sem etíca e moral é nada, chega de discursos populistas e políticos populista que nada fizeram até hoje pelo Brasil e pelo povo brasileiro. Temos que ter justiça igual para todos e não como é hoje; Justiça para os políticos, justiça para juizes, justiça para grupos economicos e ricos e justiça para o povão.

Aldrin

Ou seja a justiça neste país é só para ricos. Assim como a saúde, a educação, e outros serviços básicos. Para os amigos do rei tudo. Para o povão nada. Nós só temos a obrigação de pagar impostos altíssimos e nenhum retorno. Basta. Dia 7, 17.

Mario

O Libral deles parece ser sinónimo de sem moral. Ou seja preferem que continue essa putaria que estamos vivendo!
Farei campanha de graça para Bolsonaro! Financiarei todos os tipos de propagandas, dentro das minhas condições! Acredito que há esperança para o nosso amado Brasil

Luiz Claudio

Transferi meu título recentemente pra Goiânia, sou do Rio e voto Bolsonaro 17. Gostaria de me engajar mais na direita do estado e do município de Goiânia! Alguém pode me dizer coo pra conhecer os candidatos do PSL em Goiânia e Goiás?

CARLOS

É ISSO AI MEU AMIGO,EU TAMBEM VOU SER INCANSÁVEL NA LUTA PARA A ELEIÇÃO DE JAIR BOLSONARO.ESSES COMUNISTAS SAFADOS VÃO TER O QUE MERECEM.

justus

todos farinha do mesmo saco. esse bolsonaro é o Collor de ontem…que todo brasileiro achava que iria banir a corrupção do país…o buraco é bem mais embaixo, seus iludidos !

roger pereira resende

vamos resolver com lula intt neh ou ciro q dara indulto ao lula e outros da lava jato,, e cada coisa ciu

og lima

BOLSONARO 2018… o resto é bla bla bla bla

CARLOS

TEM MUITAS PESSOAS COM ESSA VISÃO IGNORANTE PATROCINADA PELOS COMUNISTAS.É HORA DE MUDAR ESSA MENTALIDADE DE PESSOAS SEM ESPERANÇA DE UM BRASIL SEM FUTURO PROMISSOR,VAMOS JUNTOS MUDAR ESSA HISTÓRIA,VAMOS ELEGER BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO,E CALAR A BOCA DESSES CANALHAS QUE DESTRUIRAM A ESPERANÇA DE UM POVO QUE TEM UM PAIS GIGANTE E RICO. .EU NÃO TE CONHEÇO ,MAIS A SUA RAIVA NÃO VAI MUDAR ESSE PAIS. .TENTE CONHECER JAIR BOLSONARO E SUAS PROPOSTAS E VC VOLTARA A TER ESPERANÇA.

Torres

Voto no Jose Elton Governador e Bolsonaro Presidente

Adriana meneghini

Bolsonaro 2018. Quem perde é quem não está com ele

Adriana meneghini

Quem não está com ele q vai perder. Bolsonaro 2018

Gilvaz

Se vai fazer o que pretende não sei, mas esta falando o que é certo: fim da ideologia de gênero, armas só para os bandidos, fim de policiais mortos e sem respeito, fim da ditadura sindical que quer cobrar um dia de cada trabalhador pra não fazer nada, fim de estatais corrompidas e deficitárias obrigando os brasileiros a sustentar uma corja de ladrões, fim da demagogia de cotas classificando as pessoas que só precisa de igualdade na base educacional. Agora quem não quer ao menos tentar uma mudança vota nos mesmo e os resultados serão os que já sabemos.

GILSON ROSA ALVES

Estamos aí,somos agora 58 candidatos e vamos mudar Goiás.

SAMUEL

QUANDO O GATO CHEGA OS RATO FICAM EM PÂNICO

Aldrin

Pelo fim da máfia política que perdura a mais de 25 anos no Brasil. E pelo direitos do cidadão de se defender, ter emprego, ter assistência médica, pelo SUS, que se tiver uma administração séria e justa, será o melhor sistema de saúde do país. Afinal todos nós contribuintes somos os patrões destes parlamentares. Muda Brasil. Vote 17

Inez Pereira Lopes

Eu sou goiana, sou eleitora do Bolsonaro para Presidente da República e em Ronaldo Caiado para Governador de Goiás, e pretendo votar somente em candidatos do Bolsonaro para Deputado Estadual Deputado Federal e Senador. MAS PRECISO SABER QUEM SÃO ELES. ALGUÉM PODE POR FAVOR ME INFORMAR ONDE POSSO VER A LISTA E FOTO DOS CANDIDATOS?

CARLA GONCALVES DA CUNHA

Boa noite, Inez.
O delegado Waldir será candidato à deputado federal e está apoiando Bolsonaro. O número dele é 1700

Higor José

Alguém pode me ajudar?
Qual candidato a Governador e Senado estão apoiando o Jair Bolsonaro???

CARLOS

RONALDO CAIADO