“Vamos enfrentar de frenteÔÇØ, assegura Lissauer caso Reforma da Previd├¬ncia recaia sobre os Estados

Em reuni├úo com governador, presidente da Alego diz ter discutido diversas pautas importantes para o Estado, mas duod├®cimo, segundo ele, ficou de fora

Lissauer Vieira | Foto: Fernando Leite

O presidente da Assembleia Legislativa de Goi├ís (Alego), Lissauer Vieira (PSB), disse que ao se reunir com o governador do Estado, Ronaldo Caiado (Dem), na ├║ltima semana, ambos discutiram diversas ÔÇ£pautas importantes para Goi├ísÔÇØ, no entanto, garantiu que o duod├®cimo se manteve fora de pauta.

Lissauer considerou o encontro oportuno para tratar do Plano de Recupera├º├úo Fiscal do Estado, por exemplo. Para ele, esta ├® uma medida importante que deve ser debatida no Legislativo de maneira ÔÇ£s├®ria e transparenteÔÇØ. ÔÇ£├üs vezes o rem├®dio pode ser amago em algumas a├º├Áes por parte do governo, mas a Assembleia est├í aqui para discutir esse assuntoÔÇØ. E┬á completou: ÔÇ£Existem pautas que tenho ideias convergentes com as do governo. Vamos tratar tudo de forma muito tranquilaÔÇØ.

Duod├®cimo

ÔÇ£Ainda n├úo discutimos nada sobre esse assunto e vamos aguardar os acontecimentos de agora para frenteÔÇØ, disparou o presidente ao ser questionado sobre a negocia├º├úo.

Segundo Lissauer, a Assembleia j├í conversou com┬á o secret├írio de Governo, Ernesto Roller, e tamb├®m com a secret├íria de Economia, Cristiane Schimidt sobre o assunto e, agora, o pr├│ximo passo ser├í tratar diretamente Caiado, por├®m, de maneira mais aprofundada.

ÔÇ£Na conversa que tive com o governador tratamos superficialmente sobre isso. Precisamos ter uma conversa mais formal, mas tudo com muita calma, n├úo temos nenhuma sangria para resolver isso rapidamenteÔÇØ, assegurou.

ÔÇ£Queremos deixar as coisas acontecerem, mas, ao mesmo tempo, sabendo que temos uma proposta concreta sobre isso, inclusive a de redu├º├úo de R$ 40 milh├Áes do duod├®cimo para o ano que vemÔÇØ, explicou Lissauer.

Este valor, segundo o presidente, diz respeito ├á ÔÇ£manuten├º├úo e custeio da CasaÔÇØ. ÔÇ£Isso j├í foi muito bem estudado por n├│s e sabemos que essa diminui├º├úo n├úo ir├í afetar em nada o bom andamento da Casa. Queremos contribuir com o governo; estamos dispostos, inclusive, a devolver dinheiro do duod├®cimo deste ano. Por├®m, temos que ter nossa autonomia financeiraÔÇØ, pontuou.

Reforma da Previdência

Outro ponto destacado pelo parlamentar diz respeito a discuss├úo da Reforma da Previd├¬ncia em Bras├¡lia. ÔÇ£Esperamos que Bras├¡lia resolva isso por l├í, at├® porque precisamos de uma reforma que venha de cima para baixo e que atinja a Uni├úo, os Estados e munic├¡piosÔÇØ.

Segundo o parlamentar, essa ├® a esperan├ºa do Legislativo. Por├®m, Lissauer reconheceu que a dificuldade de consenso no ├ómbito federal. Em seguida, disse que Ronaldo Caiado acertou em propor que os governadores pudessem legislar temporariamente por meio de decreto. ÔÇ£Acho que essa seria uma sa├¡da, at├® mesmo para prorrogar um pouco mais a discuss├úo do tema nos Estados. Mas se n├úo tiver um entendimento em Bras├¡lia e o tema tiver que vir para c├í, vamos enfrentar de frenteÔÇØ, disparou.

Por fim, o presidente voltou a manifestar sua opini├úo sobre a Reforma: ÔÇ£Entendo a Reforma da Previd├¬ncia como necess├íria para o bom andamento do Pa├¡s. Ningu├®m consegue sobreviver com preju├¡zo. A nossa previd├¬ncia est├í dando um preju├¡zo de R$ 200 milh├Áes por m├¬s aos cofres. Esse dinheiro poderia ser investido, mas temos utilizado para cobrir o rombo. Precisamos discutir isso com tranquilidade e quero ser um aliado do governo nesse processoÔÇØ, pontuou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.