UFG desenvolve protótipo de respirador mecânico mais barato que convencionais
08 maio 2020 às 15h49
COMPARTILHAR
Universidade espera produzir até 20 unidades por semana por meio de consórcio com empresas locais. Valor é 4 vezes mais barato que aparelhos convencionais
Produzido pela Escola de Engenharia, a Universidade Federal de Goiás (UFG) vai apresentar um protótipo de respirador mecânico com valor quatro vezes mais barato que os convencionais. A apresentação será no próximo sábado, 9, esperando a instituição fechar um convênio com empresas para a confecção de até 20 aparelhos por semana.
Com o convênio firmado, a UFG, que é detentora do projeto, disponibilizará o direito da produção para esta empresa, com o intuito de produzir ventiladores para a rede pública de saúde. Para testar este formato de parceria, mesmo antes de ter o registro na ANVISA, a UFG irá produzir algumas unidades – com o intuito de preparar e testar a linha de produção proposta, informa publicação da universidade.
Segundo o professor da EMC, Sigeo Kitatani Júnior, um dos líderes do projeto, o preço médio de um respirador encontrado no mercado é de R$ 60 mil e o prazo de entrega gira em torno de 90 a 180 dias. Com a evolução da crise, muitos destes prazos poderão não ser cumpridos: “Poderemos chegar a uma produção de 20 ventiladores por semana, caso tenhamos todos os recursos, inclusive de preparação das empresas”, destaca Sigeo. (Com informações da Secom UFG)