Turismo perdeu 50 mil empresas em seis meses de pandemia, aponta CNC
05 outubro 2020 às 15h59

COMPARTILHAR
Saldo negativo equivale a 16,7% do número de empresas do setor
Em levantamento divulgado nesta segunda-feira, 5, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) revela crise profunda no setor de turismo. De acordo com a entidade, a pandemia de Covid-19 ocasionou no fechamento de 49,9 mil estabelecimentos do setor.
Segundo detalha o levantamento, o saldo negativo no período equivale a 16,7% do número de empresas com vínculos empregatícios nestas atividades verificados antes da pandemia.
De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a maior parte das atividades que compõem o turismo brasileiro permanece ainda sem perspectiva de recuperação significativa nos próximos meses, principalmente em virtude do caráter não essencial do consumo destes serviços.
“A aversão de consumidores e empresas à demanda, somada ao rígido protocolo que envolve a prestação de serviços dessa natureza, tende a retardar a retomada do setor”, disse Tadros, em nota.
Todos os segmentos turísticos acusaram saldos negativos nos últimos seis meses, com destaque para os serviços de alimentação fora do domicílio, como bares e restaurantes (-39,5 mil), e os de hospedagem em hotéis, pousadas e similares (-5,4 mil) e de transporte rodoviário (-1,7 mil). (Com informações da Agência Brasil)