“Trump foi mal informado sobre o Brasil”, afirma Júnior Friboi em fórum em Londres
02 novembro 2025 às 10h07

COMPARTILHAR
O empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, afirmou nesta sexta-feira, 31, que o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu “muita conversa distorcida” a respeito do Brasil antes de anunciar as tarifas sobre produtos brasileiros em julho deste ano.
Durante o Lide Brasil Reino Unido Fórum, em Londres, o fundador da JBJ Agropecuária disse que acredita que a desinformação partiu de grupos com interesses políticos internos. “Não digo que enganaram [Trump], mas acredito que, em função da polarização que o Brasil está vivendo, algumas informações foram repassadas com a intenção de alcançar o poder ou tentar voltar ao poder”, declarou o empresário.
Segundo Júnior, seu irmão Joesley Batista e representantes da JBS se reuniram com Trump e apresentaram um retrato positivo do país. “Falamos que o Brasil é pacífico e importante para a América Latina e para a América do Norte. O governo americano ouviu, achou que fazia sentido, mas também recebeu outras versões que não condizem com a realidade”, afirmou.
Friboi disse acreditar que, após a conversa com Joesley, Trump demonstrou disposição para melhorar o relacionamento com o Brasil e realizar uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vista como um possível passo para “fazer bons negócios e retomar uma relação comercial sólida”.
O empresário destacou, porém, que parte da desinformação pode ter contribuído para o endurecimento das tarifas. “Tem muita coisa sendo dita ao governo americano que não é verdade”, completou.
Apesar das dificuldades geradas pelo tarifaço, Júnior Friboi afirmou que houve efeitos positivos indiretos, como a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros. “Por um lado, foi ruim porque você deixa de vender, mas por outro foi bom, pois o mundo passou a olhar para o Brasil. Essas tarifas nos fizeram buscar novos destinos para a carne e outros produtos”, afirmou.
O Lide Brasil Reino Unido Fórum, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), reuniu autoridades e empresários no Hotel The Savoy, em Londres, para discutir economia e investimentos entre Brasil e Reino Unido. Participaram do evento o ex-presidente Michel Temer, o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto (hoje executivo do Nubank), além dos senadores Irajá (PSD-TO) e Carlos Portinho (PL-RJ) e dos deputados Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).
Leia também
