TRE determina afastamento do prefeito e vice de Bom Jardim de Goiás

28 setembro 2023 às 18h35

COMPARTILHAR
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) determinou o afastamento do prefeito de Bom Jardim de Goiás, Odair Sivirino Leonel, e seu vice, Manoel Oliveira Souza. A Justiça acatou recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE), que denunciou a chapa por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico.
Um ofício foi enviado ao presidente da Câmara Municipal de Bom Jardim de Goiás para que ele assuma temporariamente o cargo de prefeito, até que novas eleições sejam realizadas, de acordo com data a ser determinada pela Justiça Eleitoral.
Além do afastamento, Odair Sivirino Leonel também teve sua inelegibilidade declarada por um período de oito anos. O Jornal Opção entrou em contato com a Prefeitura de Bom Jardim de Goiás, mas até a publicação da matéria não obteve resposta. O espaço segue aberto para o posicionamento do Executivo.
Condenação
O TRE considerou em sessão na segunda-feira, 25, a chapa culpada dos crimes com base em evidências apresentadas pela promotora eleitoral, Ana Carla Dias Lucas Mascarenhas, que conduziu uma investigação com base em fotografias, vídeos, gravações de áudio e depoimentos de testemunhas.
Vale mencionar que, em dezembro de 2021, o Juízo da 35ª Zona Eleitoral de Aragarças já havia revogado os mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Bom Jardim de Goiás, além de impor multas a eles.
Naquela ocasião, a decisão já havia concluído que as evidências apresentadas eram suficientes para confirmar as violações das normas eleitorais, relacionadas à conduta proibida de agentes públicos durante a campanha eleitoral.
Apesar disso, os acusados entraram com recurso, mas o TRE manteve o afastamento dos cargos e as condenações por captação ilícita de votos e abuso de poder econômico.
Leia também: