Açaí, Acerola, Guaraná, Cambuci, Camu-camu e Feijoa: Você já conhece as superfrutas brasileiras? O Jornal Opção lista e explica porque esse alimentos são recomendados para a alimentação.

Em 2004, Steven Pratt publicou o livro “Superalimentos”. Na obra, ele lista as blueberries como um exemplo de superalimentou, porque a fruta tem altos níveis de antioxidantes e potencial para reduzir perdas relacionadas à idade no sistema nervoso.

Cientificamente, no meio acadêmico, a categoria das superfrutas ainda não tem uma definição precisa. Segundo o Instituto Brasileiro de Frutas, o termo se refere ao alto potencial de benefícios à saúde, como:

  • Concentração elevada de nutrientes;
  • Qualidade de propriedades antioxidantes;
  • Genética – tem capacidade de alterar suas características para melhorar seu sabor e/ou sua composição fotoquímica; e
  • Grande potencial para prevenir ou diminuir riscos de doenças – comprovadas por pesquisas médicas e nutricionais

A superfruta brasileira mais famosa nas redes sociais é o açaí, que é fundamental para as economias dos Estados de Amapá, Acre, Maranhão, Pará e Rondônia, de acordo com a Embrapa. Principalmente nos estados onde a fruta responde pela sustentação econômica das populações ribeirinhas, como Rondônia e Pará.

Inclusive, o açaí é um produto que a comunidade científica internacional pesquisa para descobrir possíveis aplicações. O fruto já é um sucesso na indústria alimentícia e cosmética.

Açaí

Um dos frutos mais populares do País, o açaí é rico em substâncias antioxidantes, como as antocianinas. Esse composto é responsável pela pigmentação que confere a cor característica do açaí maduro. Além disso, os flavonoides, também presentes em alta quantidade, possuem ações anti-inflamatórias, hormonais, anti-hemorrágicas, antialérgicas, anticâncer e aumentam a resistência capilar.

Acerola

Por conta da alta concentração de vitamina C, bioflavonoides e carotenoides, as acerolas demonstram propriedades antioxidantes, benéficos para a manutenção dos níveis de colesterol e controle da saúde da pele.

Em comparação com a laranja, fruta cítrica mais popular, a quantidade de vitamina C da acerola pode ser considerada cem vezes maior. Algumas variedades de acerola chegam a apresentar cinco mil miligramas por cada cem gramas de vitamina C.

Guaraná

Os estudos existentes até o momento sobre o Guaraná apontam para uma série de fitoquímicos bioativos, como cafeína, teofilina e teobromina e compostos fenólicos. Ou seja, em conjunto, esses componentes conferem ao Guraná propriedades antioxidantes, vasodilatadoras, anti-inflamatórias, antitumorais e antidiarreias.

Cambuci

O cambuci é rico em vitamina C e fonte de antioxidantes, substâncias importantes para o combate ao estresse, prevenção do envelhecimento e de doenças degenerativas. Além disso, estudos recentes afirmam seu potencial inibidor de enzimas relacionadas com a incidência de diabetes tipo 2. Entretanto, com o desmatamento da Mata Atlântica, essa fruta chegou muito perto da extinção.

Camu-camu (Caçari)

O camu-camu é considerado uma superfruta, porque é rico em vitamina C, que atua na prevenção de infecções gerais, no combate aos radicais livres causadores de envelhecimento e como auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

Não apenas a vitamina C, mas a alta concentração de polifenóis do fruto também conferem a ele propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ácido fenólico, flavonóides e taninos presentes na fruta são eficazes para inibir a atividade das enzimas responsáveis ​​pela digestão dos carboidratos. Portanto, pode auxiliar no controle do diabetes tipo II e complicações cardiovasculares associadas.

Feijoa (goiaba do mato, na Serra Gaúcha)

A feijoa, na Serra Gaúcha, conhecida como goiaba do mato, é pouco conhecida no Brasil. Entretanto, é um sucesso na Nova Zelândia. A feijoa se tornou tão popular e importante que um grupo da faculdade de Medicina e Ciências fez um estudo para descobrir se ela é, de fato, saudável. Fizeram uma comparação com frutas vermelhas, conhecidas pelas propriedades antioxidantes antienvelhecimento. O estudo revelou que a fruta brasileira tem propriedades impressionantes, digna de uma superfruta e muito superior às frutas vermelhas.

Leia também:

Conheça a história do açaí mais famoso de Goiânia

Vinho de açaí pode ser a bebida oficial da COP30 em Belém