STF pode julgar recurso de Bolsonaro já na próxima semana
22 outubro 2025 às 17h18

COMPARTILHAR
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar na próxima semana o julgamento dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados do núcleo 1, envolvidos na tentativa de golpe.
Com a publicação do acórdão nesta quarta-feira, 22, que confirmou a pena de 27 anos e três meses de prisão em regime fechado para Bolsonaro, começa a contar automaticamente o prazo de cinco dias corridos para a apresentação de embargos de declaração pela defesa, prazo que se encerra na segunda-feira, 27.
A expectativa entre ministros e assessores do STF é que a Primeira Turma rejeite esses embargos. Caso isso ocorra, os réus ainda poderão recorrer mais uma vez. No entanto, se houver nova negativa, o tribunal poderá expedir os mandados de prisão definitiva.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, deve encaminhar o processo ao plenário virtual com rapidez. Ainda não se sabe se o julgamento será incluído na sessão virtual regular, que começa na sexta-feira e dura uma semana, ou se Moraes solicitará uma sessão extraordinária para acelerar a análise, com duração de 24 a 48 horas, por exemplo.
Fontes próximas ao gabinete do ministro indicam que a condução será ágil, visando encerrar essa etapa processual o quanto antes.
Leia também:
Maternidade Nascer Cidadão precisa aumentar o estoque de leite materno
Mabel propõe usar rede de esgoto para passagem de cabos de telecomunicação
