Sinal analógico de TV será desligado no DF e em nove cidades do Entorno

A partir da próxima quinta-feira (17), moradores dessas localidades que não tiverem adaptação para sinal digital ficarão sem receber a programação de todos os canais

Os moradores do Distrito Federal e de nove cidades do Entorno que não adaptaram a televisão para o sinal digital ficarão, a partir da próxima quinta-feira (17/11), sem receber a programação de todos os canais de TV. Além do DF, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás terão apenas o sinal digital.

Inicialmente, o prazo final para que as 25 geradoras e retransmissoras que atuam na região desligassem o sinal analógico era o dia 26/10, mas o o Grupo de Implantação da TV Digital (Gired) acabou aumentando o prazo que, agora, acaba na quinta-feira (17). Às vésperas do fim do primeiro prazo, aproximadamente 80 mil famílias não haviam se preparado para receber o sinal digital. Ainda não se tem o balanço atual.

Para conseguir captar o sinal digital, os telespectadores precisam instalar uma antena apropriada, preferencialmente externa. Se o televisor for antigo, será preciso instalar um conversor de TV digital. A maioria dos modelos mais novos de TV, com tela fina (plasma, LCD, LED), já vem com o conversor de TV digital integrado.

As famílias de baixa renda que estão inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal têm direito a receber um kit com antena e conversor de graça. (Com Agência Brasil)

Deixe um comentário