Segplan emite nota de esclarecimento sobre fechamento do Vapt Vupt Referência

Unidade encerrou atendimentos na última sexta-feira; serviços agora serão prestados por toda a rede Vapt Vupt

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) explicou, nesta quinta-feira (6/10), que o encerramento das atividades da unidade Vapt Vupt Referência do Trabalhador, do Idoso e da Pessoa com Deficiência realizado na última sexta-feira (30/9) foi feito após acordo firmado com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que estabeleceu a realocação dos serviços prestados para outras unidades do Programa, em que o acesso é mais facilitado ao portador de necessidade especial (PNE).

Em nota, a pasta afirmou que o prédio em que a unidade funcionava era inadequado para o atendimento ao público destinado. “Havia dificuldade de acessibilidade, falta de estacionamento e de rampas adaptadas.” A estrutura era subutilizada, pois só prestava os serviços do Detran, Passaporte do Idoso e o Passe Livre do Deficiente.

Os dois últimos serviços, que eram exclusivos da unidade, serão realizados por toda a rede Vapt Vupt. Para poder fazer os serviços, a rede foi inspecionada e o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência solicitou adaptações pontuais na estrutura física das unidades do Passeio das Águas, Central do Servidor (Praça Cívica), Ipiranga, Praça da Bíblia e Banana Shopping, que já foram providenciadas pela Superintendência do Vapt Vupt para oferecer um atendimento adequado. Também foi informado que todos os servidores serão treinados para atender o público.

Confira a nota na íntegra:

 

O prédio onde funcionava a referida unidade era inadequado para atendimento ao público destinado. Havia dificuldade de acessibilidade, falta de estacionamento e de rampas adaptadas. Além disso, a estrutura era subutilizada, pois só prestava os serviços do Detran, Passaporte do Idoso e o Passe Livre do Deficiente. Esses dois últimos serviços, que eram exclusivos da unidade, serão feitos em toda a Rede Vapt Vupt.

A realocação dos serviços foi proposta pela Segplan, por meio da Superintendência do Vapt Vupt, e acordada com representantes do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência e das gerências da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, da Secretaria Cidadã. Após inspeção nas unidades do Passeio das Águas, Central do Servidor (Praça Cívica), Ipiranga, Praça da Bíblia e Banana Shopping, o Conselho solicitou adaptações pontuais na estrutura física, já providenciadas pela Superintendência do Vapt Vupt para oferecer um atendimento adequado. Os servidores das 74 unidades em todo o Estado serão treinados para atender a esse público.

Conforme legislação vigente, o pagamento do aluguel foi suspenso devido à falta de certidões negativas que devem ser apresentadas pelo proprietário do imóvel. Assim que a documentação for apresentada, os pagamentos serão feitos. Portanto, não há qualquer relação do fechamento da unidade com essa questão.

Por fim, a Segplan informa que até o final do ano serão inauguradas mais duas unidades do Vapt Vupt, nas Regiões Noroeste e Sul de Goiânia.

Segplan

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.