Saiba quem são as 15 figuras públicas mais inteligentes do mundo atualmente

Em uma lista de 15 figuras públicas vivas mais inteligentes do mundo, descubra quem são os três brasileiros na lista

Parte das personalidades mais inteligentes do mundo | Foto: Reprodução

Montar uma lista com as pessoas mais inteligentes do mundo é uma tarefa que requer uma boa pesquisa e avaliação de testes diversos de QI. Além disso, diversas personalidades deixaram importantes legados para a humanidade com suas descobertas científicas e estudos de grande relevância e nunca fizeram teste de QI que determinasse a pontuação. Para esta avaliação, foi analisado dados em pesquisas confiáveis em sites de notícias relevantes em mais de um país. Também foi analisado se a a pessoa pode ser considerada figura pública pela quantidade de notícias, período de permanência na imprensa e o veículo de comunicação veiculado, assim como se possui selo de verificação em sua rede social. Outro método, foi avaliar se a personalidade faz parte de sociedades de alto QI, que não deixariam dúvidas sobre sua pontuação já que, essas sociedades possuem seus próprios métodos para ingresso e são confiáveis. 

Para falar das pessoas mais inteligentes do mundo atualmente é preciso, primeiramente, compreender qual será o parâmetro em que será baseado estes dados. Em testes de QI, as pontuações variam de acordo com o método, o tipo de teste e o cálculo desvio padrão. Ou seja, nem sempre uma pessoa com QI 170 é mais inteligente que uma pessoa de QI 150, visto que esses resultados são obtidos por meio de testagens diferentes. Por isso, a melhor avaliação seria achamada de percentil que tem como pico máximo 99.9.

Muito fala-se de múltiplas inteligências, mas a ciência ainda usa testes de QI para definir a inteligência, assim como para fazer estudos de problemas psiquiátricos. Estudos já comprovaram que o QI define a inteligência e tem vínculo com a evolução humana, assim como é o precursor para o desenvolvimento de tipos de inteligência. Desta forma, conheça na lista a seguir 15 nomes cujos QIs foram testados e comprovados por distintos testes de inteligência com diferentes pontuações. Na lista, não foi possível identificar se o cálculo foi desvio padrão 15 ou 24, portanto, faz valer o percentil como referência já que os pontos não definem uma comparação. 

Quem são as figuras públicas vivas mais inteligentes do mundo, atualmente:

1. Bill Gates (1955-) 

a

O empresário, inventor e magnata dos Estados Unidos lidera a lista com 160 pontos de QI (99,9 de percentil). Bill Gates fundou, junto com Paul Allen, a Microsoft, maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.

2. Christopher Hirata (1982-)

 a

Também dos Estados Unidos, o Cosmólogo e astrofísico, está com 225 pontos de QI, sua pontuação não tem confirmação definida, podendo ser abaixo da declarada (99,9 de percentil). Aos 13 anos, Christopher ganhou a medalha de ouro em 1996 na Olimpíada Internacional de Física. Além de ter estudado física na Caltech dos 14 aos 18 anos, graduando-se como bacharel em 2001. Fez pesquisas aos 16 anos para o JPL sobre a colonização de Marte e recebeu seu PhD sob a supervisão de Uroš Seljak em 2005 da Universidade de Princeton em Astrofísica .

Além disso, de 2005 a 2007, ele foi professor visitante no Institute for Advanced Study. De 2006 a 2012, foi professor assistente e, em seguida, professor titular na Caltech antes de se mudar para a Ohio State University. Atualmente é professor do Centro de Cosmologia e Física das AstroPartículas da OSU (CCAPP).

3. Fabiano de Abreu Agrela (1981-) 

O primeiro brasileiro da lista é o jornalista, PhD neurocientista, mestre em psicologia, psicanalista, filósofo, antropólogo, biólogo, com 155 pontos e 188 pontos de QI (99,9 de percentil). Nascido no Brasil e filho de imigrantes europeus, Fabiano detém o recorde internacional na criação de personagens como jornalista, tem 8 descobertas na ciência e é um dos maiores especialistas em estudos sobre inteligência. Apresentou 155 pontos em testes com desvio padrão 15 e 188 pontos com desvio padrão 24 (base de cálculo). Ele é membro de 4 sociedades de alto QI, High IQ, Mensa International, Intertel e Triple Nine Society, esta última a mais restrita do mundo só aprovando pessoas com 99,9 de percentil. 

4. Frank Lampard (1978-)

 a

O técnico e ex-jogador de futebol da Inglaterra possui um total de 160 pontos de QI (99,9 de percentil). Considerado um dos maiores futebolistas de todos os tempos, Lampard foi também um dos maiores ídolos da história do clube inglês Chelsea.

5. Garry Kasparov (1963-)

a

O escritor e político russo, com 190 pontos de QI (99,9 de percentil), é o mais jovem campeão mundial de xadrez é considerado o melhor jogador de todos os tempos. Já foi candidato a presidente da Rússia.

6. Marilyn von Savant (1946-) 

a

A escritora estadunidense possui uma nota de 228 pontos de QI (99,9 de percentil). Marilyn já foi citada no Livro Guinness dos Recordes como a mulher mais inteligente do mundo. Vale lembrar que o Guinness não tem acesso a todos os testes de QI, sendo necessário entrar em contato com a revista para avaliação.

7. Roger Rocha Moreira (1956-) 

O músico brasileiro, conhecido por ser o principal idealizador, compositor, guitarrista e vocalista da banda de rock Ultraje a Rigor, além de fazer parte do late-night talk show The Noite com Danilo Gentili, está na lista com 172 pontos de QI (99,9 de percentil).

Roger cursou o primeiro grau (primário e ginásio) no Liceu Pasteur e o segundo grau (colegial) no Colégio Objetivo. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, cursou até o terceiro ano de Arquitetura, porém, é formado em Língua inglesa pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos e frequentou o Conservatório Dramático e Musical, o Conservatório Musical Brooklin Paulista, o Clam e a Fundação das Artes de São Caetano do Sul, tendo habilidade com a guitarra e a flauta. Roger é membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI. 

8. Jô Soares (1954 -)

José Eugênio é humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro. Apresentou de 1988 a 1999 o Jô Soares Onze e Meia no SBT e de 2000 a 2016 o Programa do Jô na Globo. Jô está na lista com 156 pontos de QI (99,9 de percentil). O apresentador e humorista Jô Soares também tem um QI de gênio. Além de ser muito talentoso ao atuar, dirigir, escrever roteiros, livros e peças de teatro.

9. Terence Tao (1975 -)

a

O atemático autralo-americano com origem chinesa possui 230 pontos de QI (99,9 de percentil). Atualmente, Tao é professor de matemática na Universidade da Califórnia em Los Angeles. Aos nove anos, ele já tinha aulas de matemática de nível superior, e, aos 20, recebeu o título de Doutor da Universidade de Princeton.

10. Kim Ung-yong (1962 -)

 O engenheiro sul-coreano está na lista com 210 pontos de QI (99,9 de percentil). Kim foi um estudante convidado de física na Universidade Hanyang dos 4 aos 5 anos de idade, sendo aos 8, convidado pela NASA para terminar seus estudos nos Estados Unidos. Fez doutorado em física pela Universidade Estadual do Colorado, antes de completar 16 anos de idade. De volta a Coreia do Sul, hoje reside atualmente, é autor de diversos artigos.

11. Rowan Atkinson (1955 -)

O ator conhecido por dar vida ao personagem Mr. Bean registra um total de 178 pontos de QI (99,9 de percentil). Rowan Sebastian Atkinson é um ator, comediante, dublador e roteirista britânico. Ele é mais conhecido por ser o criador e intérprete do personagem Mr. Bean, que ficou mundialmente famoso pela série de televisão homônima, vencedora do British Academy Television Award, além de ter duas adaptações para o cinema: Bean e As Férias de Mr. Bean.

12. Philip Emeagwali (1954 -)

a

O cientista da computação da Nigéria, Philip Emeagwali, com 190 pontos de QI (99,9 de percentil), já ganhou o Prêmio Gordon Bell de 1989 por preço-desempenho em aplicativos de computação de alto desempenho, em um cálculo de modelagem de reservatório de petróleo usando uma nova formulação e implementação matemática.

13. Rick Rosner (1941 -)

a

Rick Rosner é produtor de TV e inventor dos Estados Unidos. Com 192 pontos de QI (99,9 de percentil), o produtor de televisão americano conhecido por criar o programa de televisão CHiPs. Desenvolveu uma televisão portátil por satélite em parceria com a DirecTV.

14. Judit Polgár (1976 -)

as

A jogadora de Xadrez da Hungria, Judit está na lista com 160 pontos de QI (99,9 de percentil). Considerada a jogadora de xadrez mais forte de todos os tempos. Foi a primeira mulher a vencer o então campeão mundial Garry Kasparov.

15. James Woods (1947 – )

a

Por fim, o ator, também dos Estados Unidos, fica em último lugar da lista com 180 pontos de QI (99,9 de percentil). A crítica especializada o considera um dos mais atuantes e brilhantes atores do cinema americano.

33 respostas para “Saiba quem são as 15 figuras públicas mais inteligentes do mundo atualmente”

  1. Avatar Valnei Santos Neves disse:

    Não entendi esta pesquisa, por qual instituição foi realizada?
    Dentre as 15 personalidades 3 são brasileiros?
    Um país visto no exterior como um dos piores do ranking no que se refere a educação.
    O que os outros países acharam deste resultado?

  2. Avatar Claudia disse:

    O Roger e2 tão inteligente, que só Jesus na causa para acreditar em tamanha idiotice!!!!

  3. Avatar Raquel disse:

    Hahahhaha
    Roger super inteligente e bolsonarista?!
    Kkkkk
    Apoiador daquele que disse que não dá pra pegar covid na lotérica pq tem vidro blindado?!
    Kkkkkk
    Que apostou em imunidade de rebanho?
    Que decidiu que remédio contra piolho funcionava contra vírus?

  4. Avatar Raimundo José dos Santos Filho disse:

    Eu tinha a impressão que o Jô fosse nascido em 1938. No texto indica 1954, o que não condiz com a idade dele.

  5. Avatar Roblys Pereira Rodrigues disse:

    Roger comprou essa pontuação onde? Kkkkk

  6. Avatar Osmair disse:

    FALTOU A DILMA ROUSSEF

  7. Avatar Isabele disse:

    Só considerei Bill Bates.Desacreditei do James Woods num ator tão inteligente q se afundou nas drogas e o tal Roger um seguidor sem luz de um programa c Danilo Gentili?

  8. Faltou o Lula ladrão que roubou o país e está ai tentando um novo golpe ,cartada de gênio

  9. Avatar JULIANO VIEIRA GORGONIO disse:

    A pesquisa faz um levantamento sobre inteligência, não sobre sabedoria. São são duas coisas diferentes.

  10. Avatar eu não disse:

    hahahhahahahahahahahahaha que piada roger o genio da cloroquina

  11. Avatar Fabrício Rodrigues de Andrade disse:

    Cadê Mark Zuckerberg e Elon Musk?

  12. Avatar LUIZ MARTINS disse:

    Tem gente nos comentários que acredita no Lula e no Dória, e quer criticar a inteligência alheia… Seria cômico se não fosse vexatório.

  13. Avatar Saulo disse:

    Para medir inteligência o pré requisito é o quê? Ser inteligente. Tudo brasileiro é suspeito nesse quesito. No jornalismo o semi analfabetismo é uma peste, a imaturidade é endêmica. Então vão chupar uma pica ou fumar um baseado!

  14. Avatar Carlos B disse:

    Como o povo brasileiro está perdido!
    Uns do lado do Lula, outros do Bolsonaro.
    E o BRASIL, Como fica?

  15. Avatar Eloir disse:

    Nao concordo com esta lista. Qi de 200 é ficção cientifica. Pois qualquer pessoa com qi de 130 a cima entente a realidade por completo . problemas e soluções.não é o caso da maioria desta lista.

  16. Avatar Luciano disse:

    Faltou o dr Enéas nessa lista

  17. Avatar JOSE CARLOS DA SILVA SALES disse:

    Texte de QI, percentil e etc… Medidas quantitativas, numéricas, linear, medem quantidades, fica devendo na qualidade.

  18. Avatar Ramon disse:

    Faltaram os compositores de funk.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.