COMPARTILHAR

Depoimento seria para explicar denúncias relacionadas às candidaturas laranjas

Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados| Foto: Luciana Lombardi

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, rejeitou o requerimento que pede a convocação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, (PSL-MG) para que explique as denúncias relacionadas às candidaturas laranjas suscitadas pelo seu partido, em Minas Gerais.

O pedido foi proposto em fevereiro por dez deputados membros do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), e enviado pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP). Em resposta, Maia alegou: “A convocação de ministro de Estado para prestar informações à Câmara dos Deputados restringe-se a assuntos inerentes às suas atribuições”, recorrendo aos artigos 50 e 58 da Constituição Federal, além do artigo 137 do regimento interno da Câmara. O presidente classificou a solicitação da bancada do PSOL como inconstitucional.

Marcelo Álvaro Antônio, deputado federal desde 2010, foi nomeado ministro em janeiro. Ele é investigado pelo Ministério Público em Minas Gerais e pela Polícia Federal por ter supostamente patrocinado candidaturas femininas de fachada, com dinheiro dos fundos partidário e eleitoral. As denúncias foram registradas contra o ministro por parte de candidatas que teriam acordado repasses do fundo partidário do PSL, sob a condição da devolução de parte do valor ao partido.