Reforma administrativa: Prefeitura anuncia economia de quase R$ 7 milhões por mês

Prefeito Paulo Garcia (PT) quer reduzir de 33 para 24 o número de secretarias, além de exonerar 1,3 mil comissionados

Secretário de Finanças, Jeovalter Correia, anuncia medidas para contenção de gastos | Foto: Laura Machado

Secretário de Finanças, Jeovalter Correia, anuncia medidas para contenção de gastos | Foto: Laura Machado

A Prefeitura de Goiânia apresentou, na manhã desta quinta-feira (26/3), o projeto de reforma administrativa encaminhado à Câmara Municipal na última quarta (25). De acordo com o documento, entre diversas propostas para reorganização administrativa e corte de gastos, o prefeito Paulo Garcia (PT) vai reduzir o número de secretarias de 33 para 24, além de exonerar 1,3 mil comissionados.

Tais ações vão resultar numa economia mensal de R$ 6,9 milhões de reais. O valor é uma estimativa que engloba o tripé de medidas apresentadas pelo secretário de Finanças, Jeovalter Correia — elaboradas, de acordo com ele, “por técnicos, aliados e com a equipe de governo”.

A primeira etapa será a redução de secretarias e funcionários. De 33 para 24 secretarias; de 3217 para 1915 cargos e funções gratificadas; bem como a revisão de salários de funcionários.

A segunda propõe o aumento de eficiência na gestão: centralização integral da gestão de licitações, contratos, convênios e captação de recursos; implantação de sistema de gestão; e diminuição de níveis hierárquicos.

O terceiro é a redução de despesas correntes, como energia elétrica e telefone. Locação de carros e máquinas também sofrerá cortes.

Confira as mudanças nas secretarias:

Secretaria Municipal de Governo (Secretaria Municipal da Casa Civil e Secretaria Municipal de Governo e de Relações Institucionais)
Secretaria Municipal de Administração (Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas)
Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) — com criação da Agência Municipal de Turismo e Lazer (Agetul)
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (Secretaria Municipal de Políticas para as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal de Políticas para a Juventude e Secretaria Municipal de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial)

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Deusimar Rocha

Por que não acredito nesta reforma???