Redução do IPI terá mínimo impacto no preço de produtos de shopping, diz ALSHOP

Contudo, inflação, eleição, aumento do dólar e guerra no Leste Europeu dificulta Associação de fazer previsão de vendas

O anúncio de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não deverá ter impacto significativo nos itens vendidos nos shoppings. “O impacto é mínimo e chega após um aumento sucessivo de impostos que elevaram o custo final dos produtos para o consumidor”, afirma Luis Augusto Ildefonso, diretor Institucional da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP).

O impacto do IPI nos produtos “linha branca” (que são inclui refrigeradores, lava-roupas, fogões e outros eletrodomésticos) será de 1,7%. “Se considerarmos só a inflação e o aumento de custos fixos para o empresário do comércio, estimamos que o incremento nas vendas deve ser de no máximo 5% nos próximos meses, mas por um efeito psicológico das promoções do IPI reduzido”, avalia Ildefonso.

Ainda segundo o diretor da Associação, custos elevados como energia e aluguel impulsionados pela inflação, interferem na redução de preços dos itens mais vendidos nos shoppings como vestuário, calçados, acessórios, presentes e eletrônicos.

Dentre os fatores que implicam nas projeções de vendas deste ano, estão as incertezas em torno do dólar e de conflitos como o da Rússia e Ucrânia. Além disso, estamos diante de um ano eleitoral, dificultando mais ainda as projeções de venda para este ano.

Mesmo com as incertezas, a ALSHOP acredita que, com a flexibilização do uso de máscaras previsto para as próximas semanas, a tendência é o aumento de fluxo de pessoas nos shoppings. “O consumidor ficará mais confiante em voltar normalmente aos centros de compra e assim poderemos retomar as atividades comerciais normalmente como já vínhamos reivindicando ao longo dos últimos meses”, revela Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.

No início de abril, a ALSHOP irá divulgar uma estimativa de crescimento das vendas para esse ano e números de avaliação do comércio nos primeiros três meses de 2022.

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