Putin exibe cédula simbólica do BRICS; Trump reage a criação de moeda comum do bloco
07 dezembro 2024 às 14h23
COMPARTILHAR
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, exibiu uma espécie de cédula comum do BRICS durante uma cúpula do bloco em outubro. A nota traz bandeira dos cinco primeiros integrantes do bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
De acordo com a agência Sputnik, um debate sobre portas fechadas ocorreu para a criação da moeda comum. Isso seria um resultado radical do que Putin classifica como “nova ordem mundial multipolar”.
Na reunião, cerca de 20 chefes de Estado ou de governo, incluindo da China, Índia, Turquia e Irã, discutiram o desenvolvimento de um sistema de pagamento liderado pelo Brics. A tentativa do bloco é deixar o uso do Dólar, que controla o mercado internacional.
Em reação a medida do BRICS, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu governo pode impor tarifas de importação de 100% sobre produtos dos países do bloco.
“A ideia de que os países do Brics estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados assistindo ACABOU”, escreveu o republicano na Truth Social, sua plataforma de mídia social.
“Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do Brics, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA”, disse Trump.
“Eles podem procurar outro ‘otário’! Não há chance de o Brics substituir o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tente deve dizer adeus aos Estados Unidos.”
Leia também
Na Rússia, cúpula do Brics buscará alternativa ao dólar e ao FMI