PSDB quer fechar questão na votação da Reforma da Previdência
21 abril 2017 às 15h53

COMPARTILHAR
Folha de S. Paulo registra que presidente do partido, senador Aécio Neves (MG), convocará reunião com governadores e parlamentares

O senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB nacional, irá convocar uma reunião com parlamentares e governadores para discutir o posicionamento do partido na votação da Reforma da Previdência.
Segundo informa a coluna Painel, de “Folha de S. Paulo”, o objetivo da cúpula tucana é fechar questão a favor do projeto nas votações de plenário da Câmara e do Senado.
Aécio aguarda, porém, a conclusão do processo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que deve apreciar o parecer do relator, Arthur Maia (PPS-BA), no começo de maio. Várias emendas que alteram o texto original foram acatadas.
Entre as mudanças, está a alteração na idade mínima da aposentadoria rural, a rejeição ao aumento do tempo de contribuição para 25 anos, conforme queria o governo. Se o relatório de Maia for aceito, a exigência permanece de 15 anos, como é atualmente.
A igualdade entre a idade mínima para mulheres e homens também foi retirada e a acumulação de aposentadoria e pensão fica permitida para quem ganha até dois salários mínimos.
O governo Temer tinha a esperança de que o 80% do projeto original fosse mantido. No entanto, um deputado goiano disse ao Jornal Opção na última semana que, há grandes chances, de apenas 60% ficar. Ele mesmo garante que, como está (mesmo após o relatório), não vota favorável.