Promulgada lei que permite saque das contas inativas do FGTS

Medida provisória já estava valendo desde 2016, mas precisava da aprovação do Congresso para não perder a validade

O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB) promulgou, nesta segunda-feira (29/5), a Lei nº 13.446/17, que autoriza o saque de recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A proposta, que era uma medida provisória, foi aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado e, como não passou por mudanças nas duas cassas, já foi promulgada sem necessidade de sanção presidencial.

Ela já estava valendo desde que foi editada, em 2016, mas precisava da aprovação do Congresso para não perder a validade. A lei atinge trabalhadores que se demitiram até 31 de dezembro de 2015 ou que não tenham conseguido sacar o dinheiro porque foram demitidos por justa causa.

Agora, as pessoas que nasceram entre setembro e dezembro têm assegurados os saques. A previsão é que o dinheiro seja liberado a partir de 16 de junho para quem nasceu entre setembro e novembro e a partir de 14 de julho para os nascidos em dezembro.

Segundo balanço da Caixa Econômica Federal, até agora já foram pagos R$ 24,4 bilhões das contas inativas do FGTS, beneficiando quase 16 milhões de trabalhadores nascidos entre janeiro e agosto. Mais 15 milhões de pessoas no Brasil ainda devem resgatar o dinheiro das contas (Com informações da Agência Câmara).

3 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rogerio galvao

Jóia

Arthur

Quem pediu demissão ano passado pode sacar o FGTS?

Taciana

O saque é para contas inativas até 12/2015. Então acredito que para esta empresa que você pediu demissão, não poderá sacar, já que a conta permaneceu até 2016. Poderá sacar somente das anteriores…

Leitor

Você não leu a matéria? A lei atinge trabalhadores que se demitiram até 31 de dezembro de 2015 ou que não tenham conseguido sacar o dinheiro porque foram demitidos por justa causa.

Thiago valente

Fui demitido em Dezembro de 2012 e não saquei o fgts , tenho direito ao saque dez a conta inativa ou é somente para quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa ….????? Alguém q entenda do assunto pode por favor me esclarecer isso ???