Em um ato de valorização dos cidadãos que contribuem voluntariamente com a Justiça Eleitoral, o governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou, nesta segunda-feira, 11, dois projetos de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), que visam reconhecer o importante trabalho dos eleitores nomeados para atuar nos pleitos eleitorais. Um deles institui o “Dia Estadual do Mesário Voluntário”, a ser comemorado anualmente em 24 de fevereiro, e o outro assegura o direito à meia-entrada para mesários convocados em eleições ordinárias, gerais ou municipais.

Encaminhadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), as matérias sancionadas são, acima de tudo, uma forma de homenagear os eleitores que, de forma voluntária e dedicada, garantem o bom funcionamento do processo eleitoral no estado. De acordo com o presidente da Alego, além de um gesto de gratidão, as iniciativas buscam incentivar a participação cidadã e fomentar a consciência política. “O mesário voluntário é peça-chave no fortalecimento da democracia. Instituir uma data especial para homenageá-los e oferecer a meia-entrada em eventos culturais é uma forma de agradecer e incentivar essa participação tão nobre e relevante em nossa sociedade”, afirmou Bruno Peixoto.

Dia Estadual do Mesário Voluntário

O projeto sancionado pelo governador Ronaldo Caiado estabelece o dia 24 de fevereiro como o “Dia Estadual do Mesário Voluntário”. A data foi escolhida por ser o dia em que, em 1932, foi permitido o voto feminino no Brasil, simbolizando o avanço da democracia e o protagonismo da cidadania ativa. Segundo o presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga, o reconhecimento é um “justo tributo a todos aqueles que saem de suas casas no dia das eleições para servir voluntariamente à Justiça Eleitoral, contribuindo para o fortalecimento da democracia”.

Benefício da meia-entrada

Além do reconhecimento com uma data comemorativa, os mesários voluntários também passam a ter direito à meia-entrada em espetáculos musicais, teatrais, cinematográficos e demais eventos culturais. Com a sanção do projeto, os eleitores convocados para atuar nas eleições terão acesso a uma carteira digital de identificação, disponibilizada pelo TRE-GO.

O benefício é destinado aos eleitores que prestaram serviços na eleição imediatamente anterior à publicação da lei e poderá ser comprovado mediante apresentação de certidão expedida pela Justiça Eleitoral. Com essa medida, o governo de Goiás reforça o incentivo à participação dos cidadãos e o reconhecimento daqueles que contribuem diretamente para a eficiência do sistema eleitoral brasileiro.

Leia também:

Novas leis em Goiás valorizam mesários e incentivam a participação eleitoral