COMPARTILHAR

Mais de 20 mil alunos da Rede Municipal de Educação de Goiânia participaram, no primeiro semestre de 2025, de projetos pedagógicos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME). As ações foram realizadas em parceria com instituições e programas diversos, alcançando estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os projetos pedagógicos têm como objetivo complementar o currículo escolar com uma abordagem interdisciplinar e voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes. Entre os temas abordados estão jogos educacionais, educação ambiental, alimentação saudável, mediação de conflitos e educação inclusiva. As iniciativas foram planejadas por especialistas da área educacional e buscam ampliar os espaços e as formas de aprendizagem.

Segundo a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, os projetos são pensados para atender às necessidades de cada etapa de ensino e fomentar habilidades socioemocionais, cidadania e pensamento crítico. “Os projetos vão além do conteúdo tradicional, promovendo valores, convivência e resolução de problemas do cotidiano”, afirma.

Um dos projetos é o “Criancidade na Educação Infantil”, que estimula a escuta ativa das crianças sobre o ambiente em que vivem. A proposta inclui rodas de conversa com temas como “O que faz um prefeito?” e “A vez e a voz das crianças na cidade”, além da criação de um Conselho e Assembleia das Crianças, com representantes das unidades participantes.

O projeto culmina com um momento simbólico e democrático: a apresentação das propostas diretamente ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB). A aluna do Cmei Goiânia Viva Laura Cruz, de 5 anos, participou da assembleia e apresentou sua demanda. “O prefeito escreveu o que eu falei, que ao lado da minha casa tem mato e que as pessoas podem pegar dengue. Pedi que ele limpasse lá”, contou.

Leia também: Reajuste do magistério será de 6,27% e pago em duas etapas, anuncia Mabel