Professores da UFG realizam consulta eletrônica para votar greve

Medida foi adotada por sindicato após conflito entre alunos e docentes, na assembleia da última quarta. Expectativa é para que categoria vote contra paralisação

Divulgação/Adufg

Divulgação/Adufg

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg) realiza até às 18 horas desta sexta-feira (11/11) uma consulta eletrônica para votar o indicativo de greve da categoria. A decisão foi motivada após desentendimento entre professores e estudantes na última assembleia de docentes na quarta-feira (9).

O resultado do plebiscito será divulgado na manhã deste sábado (19). De acordo com informações da Adufg, a consulta eletrônica está sendo supervisionada por autoridade competente do Superior Tribunal Eleitoral. Os professores podem votar a favor ou contra a greve no endereço eletrônico do sindicato ou ainda por meio de urnas instaladas na sede administrativa da associação.

Segundo o presidente do sindicato, o professor Flávio Alves da Silva, não há possibilidade de realizar uma nova assembleia “por conta da falta de segurança na universidade”.  O professor adianta que a tendência é que a greve não seja aprovada. “Em consulta informal no site do sindicato, observamos que 80% dos professores não são favoráveis a greve.”

Flávio Alves estima, ainda, que, na última assembleia, apenas 200 dos 700 professores presentes votariam pela paralisação por tempo indeterminado. “Quando os estudantes que invadiram a assembleia perceberam que a Adufg não aprovaria essa paralisação, eles partiram para a agressão verbal e física. Eu fui empurrado em uma escada e tive o meu carro depredado, com pneus furados e outros danos”, contou

A categoria é contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 55/241 que congela os gastos públicos por 20 anos, em tramitação no Senado Federal. Nesta sexta, os professores já estão em paralisação contra as medidas do governo.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.