Professor da UFJ morre uma semana após ser espancado em Jataí; comunidade pede responsabilização

08 julho 2025 às 10h25

COMPARTILHAR
O professor Marco Antônio de Oliveira Viu, de 58 anos, morreu na segunda-feira, 7, após uma semana internado com ferimentos graves. Ele foi espancado por quatro homens em um estacionamento em Jataí, na madrugada de domingo, 29 de junho. Todos os suspeitos foram presos.
Marco era professor de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Jataí (UFJ). A Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) publicou uma nota de pesar reiterando que ele foi vítima de violência: “[…] repúdio veemente a todo e qualquer ato de violência e reitera a necessidade de que os responsáveis por esse crime covarde sejam responsabilizados com o máximo rigor da lei”.
“Sua partida representa uma perda irreparável para a UFJ e para toda a comunidade acadêmica, que hoje chora a morte de um educador comprometido com o ensino público, gratuito e de qualidade”, diz a nota – confira na íntegra abaixo.
Marco foi agredido com pedaços de tijolo, com socos e chutes. Ele foi pisoteado, acertado no peito e na cabeça. Segundo o delegado, dois suspeitos foram presos em flagrante, ainda no domingo, outro já na segunda, e o quarto foi preso preventivamente através de mandado, na terça. O Jornal Opção não conseguiu contato com a defesa deles.
Agressão
Segundo o delegado do caso, Marlon Luz, o motivo do crime ainda não foi determinado porque os investigados ficaram em silêncio quando foram interrogados. A hipótese é que houve um desentendimento no estacionamento, porque o professor estava perto de um dos carros dos suspeitos.
Imagens de câmera de segurança mostram que os quatro suspeitos cercaram a vítima. Os quatro são amigos, mas não conheciam Marco. Ao Jornal Opção, o delegado disse que o professor pegou um canivete como defesa, mas não atacou ninguém. “Só ficou na defensiva e eles usaram isso para machucar e derrubar ele”, disse.
A Polícia Civil aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia. Marco ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Mônica, na cidade. O caso continua em investigação.
Nota do Adufg na íntegra
“É com profunda tristeza e consternação que a Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) recebe a notícia do falecimento do professor Marco Antônio de Oliveira Viu, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), vítima de uma brutal agressão ocorrida no último dia 29 de junho.
O professor Marco Antônio foi mais uma vítima da violência que insiste em ceifar vidas e abalar famílias, comunidades e instituições. Sua partida representa uma perda irreparável para a UFJ e para toda a comunidade acadêmica, que hoje chora a morte de um educador comprometido com o ensino público, gratuito e de qualidade.
O Adufg-Sindicato reforça seu repúdio veemente a todo e qualquer ato de violência e reitera a necessidade de que os responsáveis por esse crime covarde sejam responsabilizados com o máximo rigor da lei.
A Diretoria se solidariza com os familiares, amigos, colegas e estudantes do professor Marco Antônio e se coloca à disposição para prestar todo o apoio necessário neste momento de dor.”
Leia também: