Primeiro ato presidencial de Flávio tem público 86% menor que manifestações de Bolsonaro
17 agosto 2026 às 09h44

COMPARTILHAR
Flávio Bolsonaro escolheu a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para dar o pontapé inicial de sua campanha à Presidência da República e repetir um cenário que marcou atos importantes do bolsonarismo. O local também foi palco de grandes manifestações lideradas por Jair Bolsonaro, mas o número de participantes no ato do senador ficou bem abaixo dos registros obtidos pelo ex-presidente.
Segundo estimativa do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 9 mil pessoas participaram da manifestação de Flávio. O público representa uma redução de aproximadamente 86% em relação ao ato realizado por Jair Bolsonaro em 7 de setembro de 2022, quando 64 mil pessoas ocuparam a Avenida Atlântica, durante a campanha pela reeleição.
A diferença também aparece na comparação com outra manifestação realizada no mesmo local. Há dois anos, no Dia da Independência, um ato em defesa da anistia, comandado por Jair Bolsonaro, reuniu cerca de 32 mil pessoas na orla de Copacabana, segundo o mesmo levantamento.
A comparação mostra uma diferença significativa na capacidade de mobilização dos dois momentos. O ato de Flávio reuniu pouco mais de um quarto do público registrado na manifestação pró-anistia de 2024 e cerca de 14% do contingente estimado no ato de 2022.
Apesar de tentar reproduzir parte da simbologia utilizada pelo pai, Flávio iniciou sua caminhada presidencial diante de um público menor. A escolha de Copacabana, porém, mantém a estratégia de utilizar um dos principais espaços de mobilização política do bolsonarismo no Rio de Janeiro.
Os números foram calculados a partir das estimativas de público do Monitor do Debate Político da USP, que acompanhou as três manifestações. A diferença entre os atos coloca a mobilização popular como um dos primeiros indicadores a serem observados na trajetória de Flávio como candidato ao Palácio do Planalto.


