Prefeitura entrega Praça Cívica no aniversário de Goiânia

Praça deixou de ser estacionamento para ser centro de convivência com mais iluminação, novas espécies de árvores e obra de arte de Siron Franco

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), entregou neste sábado (24/10) a revitalização da Praça Cívica, no dia do aniversário de 82 anos da capital. A área anteriormente era fechada para carros. A intenção da gestão municipal com a obra é criar um centro de convivência que o prefeito Paulo Garcia chamou por diversas vezes de novo “boulevard” do povo goianiense.

O espaço estava fechado há cerca de oito meses, tempo em que a obra foi realizada.  A revitalização foi anunciada pelas gestões municipal e estadual no mês de fevereiro. Mesmo sendo entregue neste sábado, serviço está 75% pronto, faltando ainda parte da obra que será concluída posteriormente. No total, o orçamento da revitalização foi de R$ 13 milhões.

Após a inaugurações, operários ainda trabalharão na construção vias de acesso ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira e à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Também é necessário concluir as fontes luminosas, que estão com a estrutura pronta, mas ainda não estão funcionando. Parte deve ser concluída em até duas semanas e a conclusão total da obra será em janeiro.

Vereadores Anselmo Pereira e Dra. Cristina, Jayme Rincón, José Eliton e esposa, Lêda Borges e Giuseppe Vecci | Foto: Alexandre Parrode

Vereadores Anselmo Pereira e Dra. Cristina; presidente da Agetop Jayme Rincón; governador em exercício José Eliton e esposa; secretária Lêda Borges; e deputado federal Giuseppe Vecci (de terno claro) | Foto: Alexandre Parrode

O que mudou?

A demolição da sede da prefeitura faz parte do projeto de reconfiguração da Praça Cívica, cujo propósito é resgatar função original do espaço projetado por Attílio Corrêa Lima. Dentre as mudanças, está a escadaria ao redor do Monumento às Três Raças, que também foi restaurado.

Além disso, a praça recebeu a obra do artista plástico goiano Siron Franco, feita com espelhos e estrutura de aço inoxidável, com três metros de altura e 11 metros de comprimento. Intenção da obra de arte e vincular passado e futuro por meio de totens, com 2,80 metros de altura, em forma de ancestrais carajás, e figuras masculinas e femininas, com 1,80 m de altura.

Outra mudança é a estátua de Pedro Ludovico Teixeira, que foi retirada da frente do palácio e colocada na parte central da praça, instalada sobre um suporte metálico de mais de 3 metros de altura.

Além disso, a praça está muito mais iluminada, com melhoria nos bancos, quiosques e novas árvores no espaço.

Leia mais:

Em lançamento na Praça Cívica, Paulo Garcia se emociona ao se lembrar do irmão falecido
Paulo Garcia garante entrega da Praça Cívica no aniversário de Goiânia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.