Prefeitura entrega Praça Cívica no aniversário de Goiânia

24 outubro 2015 às 17h46

COMPARTILHAR
Praça deixou de ser estacionamento para ser centro de convivência com mais iluminação, novas espécies de árvores e obra de arte de Siron Franco
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), entregou neste sábado (24/10) a revitalização da Praça Cívica, no dia do aniversário de 82 anos da capital. A área anteriormente era fechada para carros. A intenção da gestão municipal com a obra é criar um centro de convivência que o prefeito Paulo Garcia chamou por diversas vezes de novo “boulevard” do povo goianiense.
O espaço estava fechado há cerca de oito meses, tempo em que a obra foi realizada. A revitalização foi anunciada pelas gestões municipal e estadual no mês de fevereiro. Mesmo sendo entregue neste sábado, serviço está 75% pronto, faltando ainda parte da obra que será concluída posteriormente. No total, o orçamento da revitalização foi de R$ 13 milhões.
Após a inaugurações, operários ainda trabalharão na construção vias de acesso ao Palácio Pedro Ludovico Teixeira e à Procuradoria Geral do Estado (PGE). Também é necessário concluir as fontes luminosas, que estão com a estrutura pronta, mas ainda não estão funcionando. Parte deve ser concluída em até duas semanas e a conclusão total da obra será em janeiro.

O que mudou?
A demolição da sede da prefeitura faz parte do projeto de reconfiguração da Praça Cívica, cujo propósito é resgatar função original do espaço projetado por Attílio Corrêa Lima. Dentre as mudanças, está a escadaria ao redor do Monumento às Três Raças, que também foi restaurado.
Além disso, a praça recebeu a obra do artista plástico goiano Siron Franco, feita com espelhos e estrutura de aço inoxidável, com três metros de altura e 11 metros de comprimento. Intenção da obra de arte e vincular passado e futuro por meio de totens, com 2,80 metros de altura, em forma de ancestrais carajás, e figuras masculinas e femininas, com 1,80 m de altura.
Outra mudança é a estátua de Pedro Ludovico Teixeira, que foi retirada da frente do palácio e colocada na parte central da praça, instalada sobre um suporte metálico de mais de 3 metros de altura.
Além disso, a praça está muito mais iluminada, com melhoria nos bancos, quiosques e novas árvores no espaço.
Leia mais:
Em lançamento na Praça Cívica, Paulo Garcia se emociona ao se lembrar do irmão falecido
Paulo Garcia garante entrega da Praça Cívica no aniversário de Goiânia