Nos mesmos moldes do Uber e 99Pop, plataforma integrará solicitações de viagens de trabalho aos motoristas da Prefeitura. Iniciativa deve reduzir custos da gestão

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A Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança nesta sexta-feira, 17, o Sistema Integrado de Gestão de Automóveis (Siga), plataforma que irá integrar solicitação viagens de trabalho dos servidores aos motoristas da Prefeitura.

Conforme adianta a gestão do município, o aplicativo irá funcionar como outras plataformas já disponíveis no mercado como, por exemplo, UBER e 99 POP. A diferença está na finalidade das viagens: com o SIGA, servidores farão apenas viagens de trabalho dentro do expediente.

“Iniciaremos o serviço atendendo os funcionários das 11 secretarias que estão sediadas na Cidade Administrativa, para que possam utilizar os veículos para executarem suas funções. Todos serão cadastrados e utilizarão um login para efetuar a chamada. O aplicativo terá duas versões; uma para usuários e outra para motoristas”, aponta o secretário de Ciência e Tecnologia de Aparecida, professor Cleomar Rocha.

Utilização

Para usar o serviço, o servidor deve fazer download gratuito do aplicativo Siga Aparecida inicialmente disponível para smartphones que utilizam o sistema operacional Android. No momento do cadastro o usuário deve informar uma senha que será gerada após confirmação do número de matrícula.

“Solicitamos de cada secretaria a relação dos funcionários que utilizam o transporte interno. Quando esse usuário instalar o aplicativo ele deve informar apenas login e senha de rede que ele já utiliza no dia a dia de trabalho”, destaca o diretor de Inovação.

“O transporte poderá ainda ser compartilhado sempre que dois ou mais servidores solicitarem um veículo e tiverem como destino locais próximos. Neste caso, um único veículo poderá atender três ou quatro pessoas, evitando a necessidade da utilização de mais de um carro”, explica o diretor de Inovação da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia, Ernesto Veiga. Ernesto Veiga.