O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar da inauguração do BRT Norte-Sul na próxima sexta-feira, 6, em Goiânia. A assessoria de imprensa da Presidência afirmou ao Jornal Opção que a agenda do presidente está em discussão para que ele possa vir ao evento. Anteriormente, a solenidade estava marcada para o próximo sábado, 31, mas foi alterada após pedido da Presidência da República para conseguir incluir a visita na agenda. 

Segundo a deputada estadual Bia de Lima (PT), a expectativa do partido é articular a vinda de Lula para a inauguração já que, de acordo com a parlamentar, inaugurações ocorreram sem citar o governo federal, que é responsável por 80% do financiamento da obra.

“A Prefeitura está querendo colher os louros do governo federal, então é lógico que o presidente Lula tem todo o interesse e é legítimo ele vir inaugurar”, afirmou Bia.

Cabo eleitoral de Rogério

O BRT, no entanto, é o grande cabo eleitoral do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) na busca pela reeleição na capital. Com pouca popularidade e atrás nas pesquisas, a visita do presidente foi um convite formal do atual prefeito, que tenta a reeleição.

Mesmo sem poder participar da solenidade, por estar em campanha eleitoral, Rogério chama o BRT de “BRT do Rogério” nas redes sociais. Como citado acima, a obra foi orçada, em sua maioria, com recursos do governo federal. Em uma publicação do dia 28, o prefeito escreveu que ele “fez acontecer” o BRT na capital.

Sem muitos feitos durante seu governo, a campanha avalia que a entrega do BRT é o grande trunfo da gestão Rogério Cruz na capital. No Instagram, 25% das publicações do prefeito são sobre a entrega da obra.

Para o vereador Fabrício Rosa, Rogério pode tentar capitalizar politicamente a entrega da obra. “Não tenho dúvidas que o prefeito vai tentar capitalizar politicamente em cima da inauguração dessa obra tão importante para os goianienses, mas acredito que a população tem noção de que essa obra tem 10 anos de construção e que ela passou por várias gestões”, disse.

“Podemos comparar com a transposição do Rio São Francisco, que também passou por várias gestões, mas que foi majoritariamente construída e feita no governo Lula e no governo Dilma Rousseff, mas inaugurada finalmente durante o governo Temer Bolsonaro. Eu acho que capitalizar politicamente todos tentam fazer”, disse.

Uma década de construção

Com o início das construções em 2015, a previsão era que o BRT Norte-Sul fosse finalizado em 2019. Entretanto, a obra sofreu diversos atrasos e interrupções durante o período e a construção perdurou por quase uma década. Por exemplo, em 2017, a obra foi embargada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidades no processo de licitação.

Em 2018, o BRT recebeu um novo cronograma para ser finalizado em 2020, mas a empresa responsável não cumpriu com o prazo e houve a rescisão de contrato. Por isso, a Prefeitura de Goiânia precisou realizar um novo processo licitatório para assumir a obra.

Anteriormente, em janeiro deste ano, o então secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Denes Pereira, havia dito que a finalização da construção se tornou uma meta do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). O ex-titular da pasta ainda ressaltou que o projeto do BRT estava previsto para iniciar há mais de 10 anos atrás no plano original. “O projeto e a execução são de 2013 e a licitação só ocorreu em 2014. (…) Desde 2022, assumimos a obra e demos andamento com o prefeito Rogério”, comentou.

Por isso, o objetivo da Prefeitura de Goiânia era entregar até o final do ano, antes de encerrar o mandato do atual prefeito.

Solenidade

Em contato com a assessoria da Prefeitura de Goiânia, o evento de inauguração do BRT Norte-Sul está mantido para o dia 6 de setembro. No entanto, o local ainda não está completamente definido. A expectativa é de que seja no Terminal Paulo Garcia, local que homenageia o nome do último prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) na capital.

Garcia foi prefeito de Goiânia entre 2010 e 2016, incialmente era vice e assumiu o cargo após a renúncia de Iris Rezende (MDB) para se candidatar a governador do estado. Posteriormente, ele eleito em 2012 ainda no primeiro turno com 57% dos votos válidos. Em 2017, ele sofreu um infarto e morreu aos 58 anos.

Wi-fi grátis e ônibus elétricos

Segundo a RedeMob, consórcio responsável pelo BRT em Goiânia, a modalidade de transporte público contará com cinco linhas e 28 estações. Todas serão equipadas com sistema wi-fi grátis, reconhecimento fácil e acessibilidade para pessoas com deficiência. Já os ônibus serão elétricos e terão ar-condicionado, tomadas USB e um sistema de monitoramento em tempo real.

Linhas

O BRT Norte-Sul contará com cinco linhas: NS1 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Paulo Garcia); NS2 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Paulo Garcia semiexpressa); NS3 (Parque Atheneu/Terminal Paulo Garcia); NS4 (Terminal Recanto do Bosque/Praça Cívica) e NS5 (Terminal Recanto do Bosque/Terminal Paulo Garcia). Além disso, o BRT Norte-Sul está conectado a 136 linhas da RMTC, e mais cinco linhas do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

No Terminal Cruzeiro e Veiga Jardim, as linhas NS1 e NS2 substituirão as linhas 006 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Isidória/Terminal Paulo Garcia) e 616 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Cruzeiro/Terminal Isidória expresso). A linha NS2 terá trecho sem embarque e desembarque entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica;

No Terminal Haile Pinheiro e Recanto do Bosque, as linhas NS4 e NS5 substituirão a linha 013 (Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Centro);

No Terminal Isidória, as linhas NS1 e *NS2 substituirão as linhas 006 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Isidória/Terminal Paulo Garcia), 007 (Terminal Vila Brasília/Centro/Rodoviária) e 616 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Cruzeiro/Terminal Isidória expresso). A linha NS2 terá trecho sem embarque e desembarque entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica. A linha 002 (Parque Atheneu/Centro/Rodoviária) será substituída pela linha NS3;

No Terminal Paulo Garcia, as linhas NS1 e NS2 substituirão as linhas 006 (Terminal Veiga Jardim/Terminal Isidória/Terminal Paulo Garcia), 007 (Terminal Vila Brasília/Centro/Rodoviária). A linha NS2 terá trecho sem embarque e desembarque entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica. A linha NS3 substitui a linha 002 (Parque Atheneu/Centro/Rodoviária). E as linhas NS4 e NS5 substituem a linha 013 (Terminal Recanto do Bosque/Rodoviária/Centro).

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